Sou nordestino cabra da peste, sou alagoano arretado e penedense banhado pelo Rio São Francisco.

Dia do Nordestino é comemorado anualmente em 8 de outubro, no Brasil.

Esta data homenageia a cultura nordestina e a diversidade folclórica típica da região Nordeste do Brasil. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.

O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo.

Os 9 estados que compõem o Nordeste são: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Origem do Dia do Nordestino

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestino em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).

Personalidades Nordestinas
Ariano Suassuna (1927-2014), escritor, poeta, dramaturgo e professor, nasceu no estado da Paraíba. Sua obra-prima “O Auto da Compadecida” foi transformada em um filme de grande sucesso.

Luiz Gonzaga (1912-1989), cantor e compositor, nasceu no estado de Pernambuco. O “Rei do Baião”, como era conhecido, é um dos maiores nomes da música popular e nordestina.

Marechal Deodoro na Fonseca (1827-1892), proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, nasceu no estado de Alagoas.

Maria da Penha Maia Fernandes (1945), ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992) nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano.

Paulo Freire (1921-1997), educador e escritor, nasceu no estado de Pernambuco. Através da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, foi declarado patrono da Educação brasileira.

Por fonte  Callendarr Brasil foto Cassio Zirpoli

Sair da versão mobile