Trakto impulsiona transformação cultural em Penedo

Gestor da startup reflete sobre o papel da empresa no ecossistema criativo e empreendedor do município alagoano

Às margens do Rio São Francisco, Penedo emerge como um centro de mudança e inovação, impulsionado pelas ações da startup alagoana que reponde pelo projeto Trakto Educação e o evento Trakto Show. A prova dessa jornada de transformação trilhada pelo município é o status de “Cidade Criativa”, obtido após ser escolhido para representar o Brasil na seleção final da Unesco na categoria cinema.

A empresa Trakto está desempenhando um papel crucial na construção de um ambiente cultural enriquecedor e criativo no município ribeirinho, trazendo consigo uma nova perspectiva sobre as potencialidades e as inovações que a cidade pode repensar e, assim, alcançar.

O diretor comercial da Trakto e Trakto Show, Domingos Braga, afirma que a startup tem se empenhado em levas eventos inclusivos e revolucionários para Penedo. Essas agendas abrangem um amplo espectro, desde empreendedorismo jovem até tecnologia e desenvolvimento.

“Nossas iniciativas buscam ofertar propostas inclusivas para a população e que envolvem também parceiros da cidade e da região, como comerciantes, microempresários, estudantes, professores, profissionais e simpatizantes do universo tecnológico. Nós abraçamos a cidade de Penedo, buscando estreitar os vínculos com a comunidade”.

Segundo Braga, o evento, realizado pela primeira vez em 2022, não apenas impulsiona somente a adoção de tecnologias inovadoras, mas também promove a cultura local, abraçando o artesanato e os comerciantes da região, revitalizando o espírito de ocupação das ruas. A Trakto agora trabalha na montagem da segunda edição do evento, que será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, com ingressos gratuitos.

“Ontem fizemos um evento voltado para os comerciantes, mostrando onde eles podem usar novas tecnologias e como podem potencializar o evento para promover seus negócios. Em 2022, durante o Trakto Show, os comerciantes que mantiveram suas lojas abertas conseguiram bons resultados. Para a edição de 2023, queremos contribuir ainda mais enfaticamente para o enriquecimento do capital humano e cultural da população. Para tanto, nossas ações são pautadas pelas necessidades identificadas pela própria sociedade local, envolvendo os gestores públicos, os empresários e os profissionais em geral. A reunião de ontem foi realizada exatamente para debater sobre como atrair mais negócios para os lojistas da cidade e fomentar a união entre os vários interessados em promover os interesses locais”, conta.

Entretanto, o diretor afirma que muitos desafios acompanham essa jornada. “Um dos desafios é o entendimento inicial da aceitação de um evento que não seja tradicional, com festa, banda, algo que as pessoas estão habituadas, mas, sim, um evento de conhecimento. No entanto, em 2022, tivemos uma aceitação boa, rapidamente esgotaram os convites e ingressos do evento e vimos de grandes empresários a microempreendedores participando. Outro desafio grande que temos é a logística, questão de leitos em hotéis, que são poucos, a mão-de-obra especializada para a produção e montagem do evento. São alguns desafios que a gente enfrenta, mas que engrandecem o evento”, ressalta.

Ao abordar o papel do cinema na transformação de Penedo, Braga menciona a importância da sétima arte para a cidade, historicamente ligada à indústria criativa e local de encontros nacionais do setor audiovisual. Ele destacou que a Trakto também está empenhada em contribuir com a revitalização da cena cinematográfica, resgatando a rica herança cultural da cidade.

Fonte GazetaWeb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo