HGE deve ser procurado em casos de choque, fraturas expostas, traumas, dor torácica, perfurações, perda de consciência, obstrução das vias aéreas, convulsões, queimaduras e dor intensa
O Hospital Geral do Estado, o HGE, em Alagoas, é a referência para os casos de emergência, porém, muitas vezes por desinformação, muitos pacientes buscam atendimentos considerados leves, o que pode atrasar o atendimento de casos graves.
Para tirar as dúvidas e deixar claro quando é preciso procurar o hospital, os especialistas do HGE informaram em que casos os pacientes devem ser levados ao hospital.
Para atender todos os pacientes que chegam ao HGE em Alagoas, os profissionais da saúde utilizam o protocolo de Manchester, que classifica a gravidade do caso por cores. A cor azul indica que o caso não é grave e o paciente pode esperar ou ser direcionado para outra unidade.
De acordo com o HGE, no dia 26 de julho, 16 pessoas que foram classificadas com a cor azul, não precisariam ter ido ao hospital para serem tratados, e foram direcionados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Em que casos o paciente deve ir para o HGE?
O diretor médico do HGE, Ricardo Calado, informou que a unidade hospitalar deve ser procurada em casos de choque, fraturas expostas, traumas, dor torácica e perfuração por arma de fogo ou arma branca. Pelo perfil do HGE, também devem ser assistidos usuários com alteração súbita de consciência, obstrução das vias aéreas, convulsões, dor intensa, grande e médio queimado, entre outros casos graves.
Fonte Gazetaweb