” Precisamos tomar vergonha na cara e procurar fazer essa Santa Casa de Penedo funcionar”, disse o vereador Dr. Epson indignado!

Nesta quinta-feira (03) por ocasião da sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo,  Dr. Epson Valente em um discurso inflamado, de sentimento de amor há 38 anos por aquela unidade hospitalar disse que a Santa Casa não está mais na UTI,  mas sim agonizando ou mesmo já se enterrando por falta de atenção dos poderes públicos estadual e municipal.  Neste momento ela precisa mais do que nunca não só dos penedenses, mas sobretudo de todo conjunto da população do Baixo São Francisco  a qual  a Santa Casa vem prestando relevantes serviços a mais de 200 anos. Não dá mais para aguentar!  É preciso e faz-se necessário que tomemos providências urgente. A situação e a crise que tomam conta  da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, precisa ser resolvida para que não corremos  o risco de vê-la  fechada de uma hora pra outra.

Ele citou os montantes de verbas que tem chegado para a Santa Casa, e os motivos pelo quais esses recursos não chegam até aquela entidade filantrópica. De acordo com o Edil,  foram R$ 2 milhões  do Deputado Artur Lira, 500 mil do Deputado Federal Alfredo Gaspar de Mendonça e 400 mil do termo de ajuda que é aquele dinheiro do governo federal dos 2.300 mil, e que vem sendo repassados 200 mil a cada mês e que esse mês está retroativo a junho e julho.

O dinheiro, disse Dr. Epson diante da tribuna, tá ai guardado na prefeitura e esse valores ainda não foram repassados a  quem de direito que é a Santa Casa.  Quero aqui fazer um apelo! Estive conversando com o Prefeito Ronaldo Lopes, e pedir a ele que pelo o amor de Deus faça algum adiantamento desse dinheiro para a Santa Casa! Porque a Santa Casa daqui pra o final de semana se não for resolvido essa situação vai fechar as portas, destacou o parlamentar diante da sua revolta.

 

A Santa Casa, continua ele em seu discurso, está numa  situação caótica sem condições nenhuma de seguir prestando seus serviços a população. A Santa Casa está sem insumo para trabalhar.  A Santa Casa está sem medicação de urgência, a Santa Casa está com os respiradores da pediatria todos  quebrados se chegar uma criança lá em estado grave vai morrer. O que precisamos é tomar  vergonha na cara, e fazer o possível para essa Santa Casa funcionar. porque do contrário quem vai sofrer é a população pobre, enfatizou Dr. Epson.

O Vereador continuou seu discurso dizendo que tem feito muito e o que pode, dedicando 38 anos da sua vida  como profissional da obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, e vejo que hoje é uma verdadeira vergonha. A Santa Casa  está pedindo arrego. Vai pra um vai pra  outro e não se resolve nada.

As condições são  precaríssimas que está Santa Casa!  É preciso consciência seus gestores públicos ! ” A gente que atende as gestantes, as parturientes faz pena tá com aqueles pessoal ali precisando de medicação de urgência e não tem.”  A gente fica colocando as pacientes pra cima e pra baixo numa ambulância pra Coruripe, pra Arapiraca, pra Maceió por falta de insumo na nossa cidade. Isso, é uma vergonha, é lamentável ter que está dizendo isso aqui’,  finalizou o Vereador Epson.

Por Geraldo José

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo