A museóloga penedense Carmem Lúcia Tavares Almeida Dantas, ícone da cultura alagoana foi selecionada para receber a Medalha do Mérito Museológico na categoria Museóloga de Destaque. A homenagem será realizada pelo Conselho Federal de Museologia ( COFEM).
A solenidade de entrega acontecerá no dia 13 de agosto, a partir das 19h, no auditório “A”, do Centro de Convenções. O COFEM é o órgão regulamentador e fiscalizador do exercício da profissão de museólogo.
Desde 2004, foi criada a medalha do Mérito Museológico, com a finalidade de marcar a passagem dos vinte anos da lei 7287 de 18 de Dezembro de 1984, que regulamentou o exercício da profissão de museólogo no Brasil.
A primeira edição da Medalha do Mérito Museológico ocorreu no mesmo ano de sua criação. O nome da de Carmen Lúcia foi indicado pelo Conselho Regional de Museologia da 1ª região ( COREN 1R) ao COFEM, que fez a deliberação final.
Nascida na cidade histórica de Penedo/AL , Carmen Dantas cursou Museologia no Rio de Janeiro . Ao concluir o curso em 1972, veio de imediato a Maceió, onde iniciou a vida profissional. “Solange Chalita me apresentou à comunidade cultural , lembra. Vale salientar, que em Alagoas é a primeira vez que uma profissional d a área de Museologia é selecionado para receber a honraria.
DP C/ Jornal Gazeta de Alagoas coluna Cultura foto reprodução