Panorama da Câmara Municipal de Penedo

Vereador Val da Banana

O Vereador Val da Banana (Clodoval Sacramento) voltou a cobrar da SMTT a fiscalização do horário de carga e descarga de mercadorias em vias próximas do Mercado Público Municipal e do Pavilhão da Farinha, assim como do fluxo de veículos em frente ao Colégio Imaculada Conceição.

O parlamentar comentou sobre as situações durante a sessão realizada em 13 de julho, citando o estacionamento de caminhões diante de pontos comerciais de forma irregular, atrapalhando as vendas no comércio e o acesso dos clientes.

Por esse motivo, o vereador Sargento Marival informou em aparte que só irá abrir seu açougue, localizado na Rua Sabino Romariz, aos sábados, dia de maior movimento na feira e sem acesso de veículos.

Val da Banana também comentou sobre o alagamento de casas na Rua Campos Teixeira e adjacências, prestando socorro às famílias e alegando que o serviço preventivo da administração municipal não foi bem feito, sugerindo ainda que os responsáveis pelos trabalhos conversem com os moradores antes de executar as intervenções.

Por outro lado, Clodoval parabenizou o vereador e Secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Rogério dos Peixotos, pela recuperação dos banheiros do Pavilhão da Farinha, ressaltando que o telhado do Mercado Municipal ainda não teve a devida solução, causando prejuízo aos comerciantes do local, encerrando seu pronunciamento cobrando a presença do prefeito Ronaldo Lopes no comércio da cidade.

Vereador Denys Reis

O Vereador Denys Reis usou a tribuna da Câmara Municipal de Penedo durante a sessão realizada em 13 de julho para apresentar um balanço do seu trabalho como parlamentar, destacando a captação de emendas parlamentares destinadas pelo Senador Rodrigo Cunha, o apoio dos demais edis e as ações desenvolvidas no governo Ronaldo Lopes.

Ele ressaltou em seu discurso que “ninguém trabalha sozinho” e que é preciso haver esforço conjunto para atender os reclames da população, de forma emergencial ou contínua, enaltecendo sua aliança política com Rodrigo Cunha.

Sobre a parceria que vem dando certo, Denys frisou o envio de mais de seis milhões de reais por Rodrigo Cunha, recursos direcionados para a saúde de Penedo, Santa Casa de Misericórdia e, em breve, para ativar o programa CNH Social no município.

Além disso, foi viabilizada uma ambulância para zona rural, aluguel social para mulheres vítimas de violência, trator e colheitadeira para associação de agricultores do Marizeiro, e máquinas de costura para o Centro Juvenil Maria Auxiliadora.

“São dois anos e pouco mais de seis meses de trabalho. Entraremos agora em recesso, mas continuaremos trabalhando porque as nossas atividades também acontecem além do plenário”, afirmou o edil sobre a breve pausa nas sessões legislativas que retornam no início de agosto.

Vereador Cidoca

O Vereador Cidoca (Alcides de Andrade Neto) apresentou requerimento ao poder público municipal durante a sessão realizada em 13 de julho, pedido isenção da cobrança da taxa de localização dos comerciantes e feirantes com ponto em local afetado pelas chuvas em Penedo.

Ainda na mesma sessão, o parlamentar requereu que o aumento de 15% no IPTU seja revisto, pleito que tem como justificativa a transferência do município para a iniciativa privada da obrigatoriedade de investimentos em saneamento básico, conforme consta no Projeto de Lei aprovado na gestão passada que previa aumento progressivo na alíquota e a realização das obras que, após a concessão dos serviços de água e esgoto em toda área urbana de Penedo, passou a ser de responsabilidade da empresa Águas do Sertão..

Na tribuna, Cidoca falou sobre a importância de ter um gestor morando em Penedo, de segunda a domingo, citando vídeo do atual gestor feito em Maceió e envio de um representante que também não mora em Penedo para verificar a situação das pessoas atingidas pelas enchentes, parabenizando o Vereador Val da Banana pelo socorro às famílias que tiveram as casas alagadas.

Cidoca criticou a falta de medidas que evitariam a inundação de ruas e casas nas imediações da lagoa do Oiteiro, citando exemplos de ações preventivas realizadas na gestão de Alexandre Toledo, e comentou sobre a declaração do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, durante encontro da União Nacional dos Estudantes (UNE) sobre ter lutado contra o bolsonarismo, pronunciamento que demonstra o que houve nas eleições de 2022.

Durante a ordem do dia, três Projetos de Lei de sua autoria tiveram a tramitação concluída e foram aprovados por unanimidade de votos: Lei Lugar de Criança é na Escola, que institui a semana de mutirão para erradicar a evasão escolar na rede municipal de ensino; Distribuição de fraldas descartáveis infantis para famílias de baixa renda em Penedo; e a Isenção do pagamento da taxa de inscrição de concurso público realizado no âmbito do município para moradores que prestarem serviço à justiça eleitoral nos período das eleições.

Vereador Júnior do Tó

O Vereador Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) apresentou Decreto Legislativo que concede o título de cidadão honorário penedense ao Governador Paulo Dantas durante a sessão realizada em 16 de julho, aprovado na mesma reunião.

Ao justificar a concessão da honraria, Júnior do Tó frisou que, além das obras, Paulo Dantas tem dois representantes de Penedo em duas pastas de grande relevância (saúde e na educação), acrescentando que a retomada das cirurgias no setor de Ortopedia da Santa Casa de Penedo vem dessa articulação junto ao governador.

Na forma de requerimento, Júnior do Tó solicita da Procuradoria Geral do Município, em sua área de competência, uma ação sobre os problemas causados pela empresa Águas do Sertão ao povo de Penedo, com base nas reclamações apresentadas pela população a respeito de danos ao patrimônio pessoal durante procedimento para troca de hidrômetro.

Ele esclarece que encaminha o apelo à PGM por falta de órgão competente no município para o encaminhamento da demanda e lamentou que os mesmos debates feitos no plenário, em 2022, sobre os danos causados pelas chuvas estavam se repetindo por falta das devidas ações preventivas.

Vereador Bili Marques

 

O Vereador Bili Marques (Josué Marques da Silva) está homenageando a escritora e poetisa Maria Núbia de Oliveira com o título de cidadã penedense, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Penedo e que foi aprovada na sessão realizada em 13 de julho.

Núbia Oliveira nasceu em Propriá-SE, mas reside em Penedo desde quando ainda tinha apenas poucos meses de idade e o reconhecimento à sua produção literária está no Decreto Legislativo de autoria do parlamentar que, ao lado de de Núbia e outros estudiosos, é membro da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC).

Na tribuna da sessão que antecedeu o recesso parlamentar, Bili Marques comentou os problemas causados pelas chuvas em Alagoas e informou que Penedo recebeu mais  de 100 milímetros de sexta para sábado, bem acima dos 30 mm previstos.

E apesar dos serviços preventivos realizados pela Prefeitura de Penedo, o volume extraordinário de chuvas causou o alagamento de ruas e casas situadas no entorno da lagoa do Oiteiro.

Ainda sobre esse problema recorrente a cada inverno, Bili Marques avalia que a solução definitiva virá com a construção de um canal de drenagem semelhante ao feito ao longo da Praça Ceci Cunha, em Arapiraca, e apesar dos problemas, as pessoas desalojadas já voltaram para casa e foram bem assistidas pela Prefeitura de Penedo.

O parlamentar também afirma que todos os problemas nos Loteamentos Ouro Verde e Santo Antônio (Litoral) e bairro Santa Isabel (Cacimbinhas) não se repetirão no próximo inverno, graças ao trabalho de drenagem em curso.

Vereador Marcelo Pereira

O alerta de um empresário feito ao Vereador Marcelo Pereira foi apresentado no plenário durante a sessão de 13 de julho, problema que coloca em risco o estabelecimento comercial localizado na Avenida Antônio Cândido Toledo e usuários do transporte coletivo.

O receio está em uma árvore oca situada em frente à loja de piscinas, diante do primeiro ponto de ônibus no sentido parte alta-centro da cidade na referida via de tráfego intenso.

A possibilidade de queda da árvore merece intervenção do poder público municipal, conforme solicita Marcelo Pereira, aproveitando a presença na assistência da casa legislativa do vereador Irmão João, atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, para o pedido de providência.

Em aparte, Marcelo Pereira defendeu a concessão do título de cidadão penedense ao governador Paulo Dantas.

Vereador Rodrigo Regueira

O Vereador Rodrigo Regueira requereu durante a sessão legislativa realizada em 13 de julho o pedido do cronograma de obras da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para os problemas causados pelas chuvas na zona rural de Penedo, requerimento que repercutiu positivamente no plenário e foi aprovado com aditivo, em nome de todos os edis, para as ações reparadoras, paliativas e definitivas, em todo o município motivadas pelas chuvas, assim como o detalhamento das ações da Defesa Civil Municipal.

O parlamentar abordou o assunto na tribuna, informando que conferiu pessoalmente os problemas nas comunidades rurais de Penedo, apontando os pontos críticos de cada localidade visitada.

Ainda em seu pronunciamento, Rodrigo Regueira informou sobre destinação de verba do governo federal para custeio de hospitais públicos de Alagoas, rede responsável por atender 60% da população alagoana através do SUS, com a Santa Casa de Penedo contemplada com dois milhões e trezentos mil reais, valor que ainda não há confirmação se será pago de imediato ou em parcelas.

Já outro requerimento do vereador feito na mesma sessão solicita a inclusão da travessa da Rua do Flamengo no programa Morar Melhor, desenvolvido pela prefeitura de Penedo que pavimenta ruas com placas de concreto, pleito feito ao edil por moradores da travessa.

DP C/Ascom CMP

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo