Além de Penedo, o projeto passará nos próximos meses por todos os demais 33 municípios atendidos pelo contrato da empresa
Nas próximas semanas, Penedo receberá o projeto “Vamos Juntos”, da Águas do Sertão. Devidamente uniformizado e identificado, o time da concessionária percorrerá rua a rua da cidade para fazer a atualização dos dados cadastrais, garantindo que todos os moradores tenham acesso aos serviços oferecidos pela empresa, facilitando, inclusive, o encaminhamento dos clientes que possam ser enquadrados no benefício da Tarifa Social, que corresponde a um desconto de 50% na conta de água para até 20 metros cúbicos de consumo por mês.
Além de Penedo, o projeto passará nos próximos meses por todos os demais 33 municípios atendidos pelo contrato da Águas do Sertão. Simultaneamente à atualização dos dados de cada cliente e da inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social, a força-tarefa irá analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água.
“Combater essas grandes fontes de perda de água e conhecer mais a fundo o perfil de consumo de cada localidade e cliente é fundamental para prepararmos o terreno para as futuras melhorias que precisam ser implantadas”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Mas, além de fazer nossa parte com os investimentos, o reparo de vazamentos, a troca de equipamentos e a atualização de dados, queremos promover também uma campanha especial de educação para consumo consciente da água, ensinando como cada um pode controlar melhor seu uso, para que todos possam compartilhar de forma mais equilibrada os recursos disponíveis”, completa.
Em seu contrato de concessão de 35 anos com o governo de Alagoas, a Águas do Sertão assumiu o compromisso de universalizar até 2033 o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto. “Temos um longo caminho a percorrer e muitas obras ainda serão necessárias nos próximos anos até que se atinja um resultado de excelência, mas temos certeza de que estes primeiros passos já ajudarão a melhorar significativamente o abastecimento em algumas regiões”, completa Antonio Hercules.
Sobre o projeto #VamosJuntos
Em apenas três meses, a força-tarefa #VamosJuntos, ação que marca o início da execução do plano de melhorias da Águas do Sertão, já percorreu mais de 810 quilômetros em 20 municípios do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão de Alagoas. Mais de 54 mil residências já foram visitadas e mais de 40 mil hidrômetros já foram substituídos pelo time de 210 colaboradores contratados especialmente para a ação. As primeiras cidades a terem o recadastramento ou a troca dos hidrômetros concluídos foram Piranhas, Igreja Nova, Piaçabuçú, Junqueiro, Palestina, Monteirópolis, Quebrangulo, Belo Monte e Feira Grande, enquanto os trabalhos seguem em Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Porto Real do Colégio. Nas próximas semanas, as equipes chegam também a Pão de Açúcar e Penedo.
Sobre os novos hidrômetros
Voltado para combater as perdas de água e estimular o consumo consciente, o projeto #VamosJuntos tem entre suas principais ações a renovação dos hidrômetros da região atendida pelo contrato de concessão – muitos deles já com mais de 20 anos de uso, o que compromete sua capacidade de medição.
Todos os hidrômetros instalados seguem rigorosas normas técnicas de fabricação e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do aparelho a cada cinco anos, aproximadamente, em razão do tempo de vida útil.
A troca do hidrômetro não implica no aumento do consumo de água: o novo equipamento apenas confere maior precisão na medição, o que pode ajudar a evidenciar vazamentos ocultos no interior do imóvel que antes não eram percebidos. O próprio cliente pode acompanhar esse processo e ter certeza de que a aferição está correta por meio de testes simples como fechar todas as torneiras da casa e observar a movimentação dos números pretos no visor do hidrômetro ou encher um balde de 10 litros e ver se o consumo indicado no hidrômetro é compatível.
Caso algum funcionamento anormal seja observado ou haja um aumento excessivo da fatura, nossas equipes de atendimento estão à disposição para analisar individualmente e encaminhar para revisão o caso de cada cliente. Basta entrar em contato pelo 0800 000 2122 (24 horas, com chamada de voz e WhatsApp), pelo chat do site www.aguasdosertao.com , ou visitar pessoalmente (inclusive no horário de almoço) uma de nossas lojas físicas presentes nos 34 municípios atendidos pela concessionária (consulte os endereços em www.aguasdosertao.com ).
Saiba mais em:
https://aguasdosertao.com/
P/ Assessoria