O projeto do Governo do Estado garantiu um empréstimo de U$ 300 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano. A informação é do deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Silvio Camelo.
A operação de crédito deve se concretizar após tramitar na Assembleia Legislativa, o que deve começar ainda nesta semana. A matéria, assinada pelo governador Paulo Dantas (MDB) e publicada no Diário Oficial, prevê que os recursos sejam utilizados para garantir fluxo de caixa e pagamento de dívidas.
Segundo o líder do governo, a solicitação só ocorre porque Alagoas fez o ajuste fiscal necessário para equilibrar suas contas e com isso garantiu credibilidade junto as instituições financeiras.
“O Estado, que vem ao longo dos últimos anos fazendo o seu ajuste fiscal, permite que vá ao mercado e busque esse tipo de financiamento. Tem crédito para isso. Porque o ajuste fiscal permitiu e só se empresta a quem pode pagar”, enfatizou Camelo.
O parlamentar destaca que esse é o principal ponto que não pode ser esquecido sobre o tema. Porque se trata de uma medida estudada com os técnicos do governo, inclusive, para a previsão dos pagamentos futuros à entidade credora.
“Se o governo está estruturado e vendo que pode fazer novos investimentos e pode aumentar o seu fluxo de caixa para colocar os pagamentos em dia, nada mais natural que venha a assembleia peça autorização. Ela, por sua vez, autoriza para que possa ser feito e o Estado avançar cada vez mais como fez nos últimos anos”, completou o líder do governo.
Ele lembrou que o recesso parlamentar começa a partir do dia 30 e por isso defende que seja feito um esforço concentrado para que o texto seja aprovado antes do início da para das atividades.
Fonte Gazetaweb