Grêmio vence Cuiabá por 2×1 e chega à segunda vitória no Brasileirão
Neste domingo (30), na Arena Pantanal, o Grêmio contou com gols de Vina e Everton Galdino para vencer o Cuiabá por 2 a 1 e saltar na tabela de classificação do Brasileirão. No duelo, válido pela 3ª rodada da disputa, o ex-Corinthians Marllon marcou para os donos da casa.
Este foi o quinto duelo entre as equipes: agora, são quatro triunfos gaúchos e um empate. O revés fez com que o Dourado perdesse invencibilidade de 11 jogos em seus domínios. Com o resultado, o Grêmio chegou aos seis pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, em campanha de duas vitórias e uma derrota. Já o Cuiabá segue com apenas um ponto, na zona de rebaixamento da competição nacional.
Na 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá vai até o Estádio Independência para enfrentar o América-MG, às 11h (de Brasília) do próximo domingo. O Grêmio, por sua vez, recebe o RB Bragantino na Arena, no mesmo dia, mas às 18h30.
O jogo — Com somente nove minutos de partida, o Grêmio abriu o placar. Após troca de passes rápida e intensa no meio de campo, Bitello serviu Fábio pela direita e o lateral apontou para a área, indicando o cruzamento. Não deu outra: levantamento certeiro e toque de cabeça de Vina para inaugurar o marcador.
Praticamente no lance seguinte, o Cuiabá chegou ao empate. Patric Calmon levantou bola para Deyverson que, dentro da área, esperou a saída da Gabriel Grando para finalizar de cobertura. No entanto, Bruno Arleu de Araújo invalidou o tento, após longa checagem do VAR, por impedimento.
Aos 28, não teve empecilho. Depois de cobrança de escanteio de Ceppelini, Alan Empereur cabeceou para o miolo da área e Raniele tentou a finalização, sem sucesso. A bola, no entanto, sobrou limpa para o zagueiro Marllon, ex-Corinthians, encher o pé e deixar tudo igual: 1 a 1.
O primeiro tempo ainda viu o Grêmio carimbar a trave duas vezes, com Luis Suárez e Bruno Alves, além de uma boa chance da equipe auriverde, com Emerson. O Cuiabá voltou a ter boas oportunidades no início da etapa final — principalmente com Deyverson, que cabeceou bola na trave de Gabriel Grando.
Quem voltou a balançar as redes, no entanto, foi o Grêmio. Aos 22, Everton Galdino, que havia acabado de entrar no jogo no lugar de Vina, aproveitou rebote de Walter dentro da área e voltou a colocar a equipe gaúcha no comando do marcador.
Os comandados de Renato Portaluppi ainda tiveram a chance de ampliar o placar em lindo voleio de Luisito Suárez, aos 25 minutos da etapa final, mas Walter fez grande defesa e impediu o tento. Ao fim dos 90 minutos, vitória confirmada para os visitantes.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 1 X 2 GRÊMIO
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 30 de abril de 2023 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Patric Calmon, Raniele, Ronald Lopes e Deyverson (Cuiabá); Mila, Bruno Alves, Gabriel Grando, Kannemann, Diogo Barbosa e Bitello (Grêmio)
Cartão vermelho: Patric Calmon (Cuiabá)
Público: 21.385
Renda: R$1.444.980,00
GOLS: Marllon, aos 28 minutos do 1ºT (Cuiabá); Vina, aos 9 minutos do 1ºT e Everton Galdino, aos 22 minutos do 2ºT (Grêmio).
CUIABÁ: Walter; Mateusinho (Matheus Alexandre), Marllon, Alan Empereur e Patric Calmon; Filipe Augusto (Isidro Pitta), Raniele (Denilson) e Ceppelini (Ronald Lopes); Emerson Ramon, Jonathan Cafú (Wellington Silva) e Deyverson
Técnico: Ivo Vieira
GRÊMIO: Gabriel Grando; Fábio (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Bruno Uvini), Mila (Zinho), Cristaldo (Nathan), Bitello e Vina (Everton Galdino); Luis Suárez
Técnico: Renato Portaluppi