ALE realiza sessão especial para debater Novo Ensino Médio nesta sexta (19)

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) irá realizar uma sessão especial, nesta sexta-feira (19), para debater o novo ensino médio. O tema da sessão será: “Revolução ou reforma do novo ensino médio: a nova grade curricular e os investimentos na educação pública”. A sessão terá início às 14 horas e acontecerá no plenário da Casa

A proposta é de iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e foi aprovada por unanimidade pelo plenário. O evento contará com a participação da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que preside a subcomissão especial sobre o tema no Senado Federal.

“Quando estive em Brasília, há algumas semanas, conversei muito com a senadora Teresa sobre políticas públicas para a Educação e sobre a discussão em torno do Novo Ensino Médio (NEM). Convidei-a para vir a Alagoas debater o tema na Assembleia”, relata Ronaldo Medeiros.

Todas as organizações da área da Educação têm debatido sobre a revogação, reforma ou manutenção do NEM, instituído ainda no período de Michel Temer na Presidência da República. “Defendo a revogação do NEM, porque engessa o ensino e diminui a exposição dos estudantes a conteúdo crítico, além de sobrecarregar os professores. Esse modelo acirra ainda mais as disparidades entre os ensinos público e privado”, argumenta o deputado.

Representações dos mais amplos setores da Educação em Alagoas foram convidados a participar da sessão pública, de professores a estudantes do ensino médio e superior. “O NEM é direcionado ao ensino médio, mas atinge todas as esferas educacionais”, comenta Ronaldo Medeiros.

O Novo Ensino Médio passou a ser realidade na maioria das escolas de Alagoas a partir deste ano. Apesar de trazer propostas como a liberdade dos alunos escolherem as matérias que irão cursar (os chamados “itinerários formativos”), professores e estudantes ainda não se adaptaram completamente ao novo formato.

 

*Com Assessoria

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo