Moro apresenta requerimento para convocar ministro do GSI de Lula para explicar imagens vazadas do 8 de janeiro

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), disse nesta quarta-feira (19), que apresentou um requerimento para convocar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias. A ação ocorre após a CNN Brasil divulgar imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, que mostram a atuação de membros do GSI do presidente Lula durante a depredação do prédio, em 08 de janeiro. 

“Diante das revelações da CNN, apresentei requerimento para convocação do Ministro do GSI de Lula para explicar perante a Comissão de Segurança do Senado sua atuação no dia 08 de janeiro e nos desdobramentos”, disse Moro em rede social.

As cenas divulgadas detalham como o GSI agiu naquela tarde, levantando suspeitas de colaboração com os invasores. Nas imagens divulgadas pela TV, um homem, identificado pelo canal como militar do GSI, chega a abrir uma porta para que os vândalos tivessem acesso a uma sala. Minutos depois, os invasores saem bebendo água.

Algumas portas também são abertas por homens identificados como membros do GSI, o que facilitou o trânsito dos vândalos pelo palácio.

Após a divulgação das imagens,  Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se pronunciou no final da manhã desta quarta-feira (19). Lei a nota aqui.

Sair da versão mobile