A força do grupo majoritário na política de Alagoas nas cidades do interior foi decisiva para as vitórias do governador Paulo Dantas (MDB) e do senador Renan Filho (MDB-AL) nas eleições do ano passado.
Os pequenos municípios, especialmente do sertão, superaram a diferença de votos da oposição em Maceió.
Esta estratégia que deu certo em 2022, ao que parece, deve ser repetida nas próximas eleições estaduais em 2026.
A diferença é que o grupo – liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor (MDB), governador Paulo Dantas e senador Renan Filho – parte para as eleições municipais de 2024 com toda a base do interior “concentrada” no MDB.
Aliados históricos que estavam do governador, senadores e presidente da ALE que estavam em outras legendas estão migrando para o MDB onde é possível.
Onde as questões locais não permitirem a filiação de prefeitos, o MDB deverá disputar a eleição na oposição – maioria dos casos.
O partido está agora, após a filiação de três novos prefeitos, realizada nesta segunda-feira, no comando da gestão de 66 dos 102 municípios, consolidando a liderança em Alagoas.
A ideia, ao que parece, é manter a hegemonia no interior, mas sem perder de vista a capital. Durante o ato que marcou a filiação de novos prefeitos e lideranças políticas ao MDB, Renan Calheiros deixou claro que o partido terá candidato a prefeito em Maceió no próximo ano. “Temos bons nomes, com chances de disputar e ganhar a eleição”, disse. Quem? Mas essa é outra história..
DP C/ GazetaWeb P/ Edivaldo Junior