As prefeituras estão com as contas recheadas de recursos, já que a Secretaria do Tesouro Nacional( STN) repassou aos municípios na última quinta-feira(08) o 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) e nesse dia (10) a primeira parcela do mês de Dezembro. Essa parcela extra é 24,94% maior que a mesma repassada ano passado, enquanto a parcela normal foi 8,73% maior que a mesma em 2021.
O 1º decêndio do mês, referente ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com o valor de R$ 7.700.624. 680,62, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e e de Valorização dos Profissionais da educação( FUNDEB).
Em valores brutos, incluindo o FUNDEB, o montante é de R$ 7.125.780.850,78. O acumulado do ano já é de 27% demonstrando a excelente situação financeira que vivem as prefeituras, onde segundo o STN os recursos estão sobrando, apenas alguns prefeitos continuam “chorando” alegando que não tem recursos. Mas, contra números não há argumentos, fica a recomendação para população cobrar mais obras e ações dos governos para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes.
Por redação C/ Coluna Integração – Mozart Luna- Jornal Gazeta Alagoas
