A vitória de Lula nas eleições de outubro e o prestígio político de Renan Calheiros junto ao presidente eleito podem resultar em modificações em representações nas estatais e autarquias no estado de Alagoas. E nomes importantes procuram viabilidade para assumir esses cargos.
Uma das boas surpresas destas eleições – tendo alcançado votação recorde em Penedo, sua base eleitoral – Guilherme Lopes pode ser alçado por Renan à condição de superintendente da Codevasf em Alagoas.
Guilherme, jovem engenheiro de formação, tem 33 anos e larga experiência nos corredores de Brasília, tendo exercido funções de assessoria parlamentar durante oito anos na capital federal, além de ter sido secretário de saúde nos primeiros anos de governo do pai, Ronaldo Lopes, à frente da prefeitura de Penedo.
O protagonismo de Guilherme o fez entrar nas eleições deste ano, quando concorreu ao cargo de deputado estadual numa chapa bastante complexa, com 15 deputados estaduais de mandato mais outros tantos bons nomes de fora. Com 23.395 votos, sendo mais de 12 mil em Penedo, Lopes obteve grande desempenho, mas não o suficiente para alçá-lo à Casa de Tavares Bastos.
Fortalecido pelo bom desempenho nas urnas, o grupo do prefeito Guilherme Lopes pode ser contemplado nas autarquias federais e até mesmo com uma secretaria no governo Paulo Dantas.
7segundos