Paulo Dantas foi reeleito para governar Alagoas pelos próximos quatro anos. O candidato do MDB venceu as eleições em segundo turno no Estado com 52,33% dos votos com 100% das urnas eletrônicas apuradas, neste domingo, 30 de outubro, e teve a confirmação do resultado por volta das 19h25. O adversário Rodrigo Cunha, do União Brasil, teve 47,67% dos votos. As urnas foram conferidas por completo por volta das 20h.
Neste segundo turno, o governador reeleito Paulo Dantas obteve 834.278 votos, enquanto o senador licenciado Rodrigo Cunha teve 759.984. Durante a disputa neste mês, o emedebista sempre apareceu na frente do oponente nas pesquisas eleitorais.
No primeiro turno, Dantas havia conseguido 708.984 votos e já tinha a maioria da preferência dos alagoanos. Ele foi seguido por Cunha, o segundo colocado, com 407.220 votos.
Paulo Dantas vai conceder coletiva de imprensa na noite deste domingo, em Maceió, para comentar a vitória nas urnas. Antes, no Twitter, o governador agradeceu aos alagoanos. “Vencemos no voto. Obrigado a todos alagoanos que acreditaram em nosso projeto de desenvolvimento. Alagoas venceu, a verdade venceu, todos nós vencemos hoje! Obrigado de coração por cada voto. Podem contar comigo porque nos próximos quatro anos Alagoas vai ser daqui pra MELHOR!”.
Já Rodrigo Cunha se manifestou por meio de nota. Ele e a candidata a vice, Jó Pereira, agradeceram os quase 48% dos votos válidos que receberam e reafirmaram que vão continuar a lutar pela população alagoana.
Quem é Paulo Dantas – Nascido em Maceió, Paulo Dantas foi criado no Sertão. É formado em Administração e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual. Em 2022, foi eleito governador de Alagoas, aos 43 anos de idade, após a “eleição tampão” realizada depois da saída de Renan Filho, também do MDB, para concorrer ao Senado Federal.
Paulo Dantas é filho do ex-deputado Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem é casado há 26 anos e tem duas filhas.
Operação e afastamento – No decorrer da campanha de outubro, Paulo Dantas chegou a ser afastado do Governo por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, após ser alvo da Polícia Federal na Operação Edema, que investiga o uso de funcionários fantasmas e desvios de recursos na Assembleia Legislativa de Alagoas quando ainda era deputado estadual.
Porém, na última segunda-feira, 24, quase duas semanas depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu Dantas ao cargo, por meio de duas decisões assinadas pelos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
fonte: tnh1