7 em 10 eleitores de Bolsonaro querem a reeleição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 67% das intenções de voto dos seus eleitores no 2º turno de 2018, mostra pesquisa do PoderData realizada de 31 de julho a 2 de agosto. A taxa oscilou 4 pontos percentuais para cima em relação ao último levantamento, de 17 a 19 de julho. Esse valor chegou a 74% no início de junho.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) viu diminuir em 8 p.p. a conversão dos votos ao candidato do PT em 2018, Fernando Haddad, para o seu eleitorado. Agora, 70% dos que votaram em Haddad no 2º turno de 2018 pretendem votar em Lula no 1º turno das próximas eleições. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Só 4% dos eleitores de Haddad pretendem votar em Bolsonaro. No movimento contrário, 17% dos eleitores que votaram no presidente indicam que vão votar no candidato petista.

CENÁRIO 1º TURNO

O quadro para o 1º turno das eleições segue estável, como mostraPoderData. Lula tem 43% de intenções de voto e Bolsonaro, 35%. Os outros candidatos juntos somam 15%. O índice do petista é o mesmo em relação à rodada anterior e o de Bolsonaro oscilou negativamente 2 pontos percentuais, no limite da margem de erro.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08398/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

poder360

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo