Fazendo nossas as palavras do Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, neste dia 31 de Maio de 2024, nas paróquias acontecerá a Coroação de Nossa Senhora. Ela é o fechamento ou mesmo conclusão das celebrações marianas do mês de maio, mês dedicado especialmente à Mãe de Jesus.
A celebração do dia 31 de maio, na liturgia da Igreja, significa a Festa da Visitação da Virgem Maria à sua prima Isabel. mulher de idade avançada e estéril, escolhida para ser a mãe do precursor, João Batista, e jovem ” filha de Sião”, escolhida para ser a Mãe do filho eterno. Verbo encarnado.
Embora não se apresente, formalmente a coroação de Nossa Senhora nos Evangelhos, nem nos atos dos apóstolos, o sentido da “coroação ” de Nossa Senhora deve ser buscado como glorificação da Mãe de Jesus. De fato, a verdade sobre a Virgem Maria está na relação com o Deus Uno e Trino, criador dos homens e das mulheres. Ele que predestina os mesmos para a glória celeste.
Que a “coroação” de Nossa Senhora, celebrada com tanto júbilo e ternura nas nossas comunidades paroquiais, seja animada pelo desejo de honrar aquela a quem chamamos de “Bendita”, conforme ela mesmo profetizou no seu cântico Magnificat. Celebremos também neste dia 31 a fidelidade de Deus ao seu desígnio de amor.
Por Geraldo José C/ Dom Jaime Vieira Rocha.