Moraes autoriza Roberto Jefferson a cumprir prisão domiciliar
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou, nesta segunda-feira (24), que Roberto Jefferson (PTB) deixe o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, para cumprir prisão domiciliar em sua casa, localizada em Comendador Levy Gasparian (RJ).
“Destaco que o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e imediatamente, o restabelecimento da prisão preventiva (art. 282, § 4°, do Código de Processo Penal)”, diz a decisão.
As medidas citadas pelo magistrado são uso de tornozeleira eletrônica e e não manter contato com outros investigados, previstas no Código de Processo Penal.
Jefferson foi preso em agosto de 2021 por ordem de Moraes devido a uma série de ataques e ofensas nas redes sociais ao STF e aos ministros da Corte. Desde então, a defesa do ex-deputado tenta reverter a prisão.
O político cumpre a prisão no Complexo de Gericinó, mais conhecido como Bangu 8. Em outubro, Moraes autorizou que o ex-presidente do PTB saísse em razão de um problema médico. Ele ficou alguns dias internado no Hospital Samaritano Barra, na Barra da Tijuca, mas retornou ao presídio depois de receber alta.
Segundo a investigação da PF (Polícia Federal), que motivou a prisão do político, ele seria o chefe de uma organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político com a finalidade de atentar contra a democracia e os poederes Legislativo e Judiciário.
do R7