Gás tóxico emitido por vulcão na Espanha deve atingir outros países

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, deve afetar até mesmo países no continente africano após emitir uma grande quantidade de dióxido de enxofre, um gás denso, incolor, mas altamente tóxico.

A previsão é de que o composto químico alcance parte da Península Ibérica, composta por Portugal e pela própria Espanha, assim como quase toda a extensão de Marrocos e Tunísia, podendo chegar até as costas de França, Itália, Argélia e Líbia.

PUBLICIDADE

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo sistema de satélites Copérnico, mantido pela União Europeia (UE).

O gás tóxico pode irritar vias aéreas em contato com o corpo humano e causar dificuldades de respiração principalmente em pessoas que já têm condições preexistentes, como asma e bronquite. Em alguns casos, ele também causa irritação na pele, principalmente nas mucosas, tosse e náuseas.

Em foto postada na conta oficial do sistema de monitoramento, é possível observar previsão de presença de dióxido de enxofre na atmosfera para esta sexta-feira (24), quando serão registrados os níveis mais elevados na costa atlântica marroquina, costa mediterrânea espanhola, sul da Sardenha, norte da Sicília e costa tunisiana.

A imagem também indica a presença da substância, de maneira menos notável, em metade da Espanha, no sul da França, na costa oeste italiana, na ilha francesa da Córsega e toda a costa mediterrânea da África, assim como no interior de Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

A AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) detectou ontem no centro de pesquisas atmosféricas de Izaña, em Tenerife, a chegada de dióxido de enxofre com picos de até 20 partes por bilhão, até 400 vezes acima do “valor normal” naquela área, a uma altitude de 2.371 metros.

De qualquer forma, um porta-voz da agência afirmou que esta concentração “não representa risco para a saúde” porque é “uma medida específica” e porque está “dentro dos limites de uma boa qualidade do ar”.

Ligada a gás, chuva ácida deve atingir Ilhas Canárias

Em outro efeito da erupção do vulcão Cumbre Vieja, o arquipélago de Ilhas Canárias, onde fica a ilha de La Palma, deve ser atingido por chuva ácida nas próximas horas, segundo prevê a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) espanhola.

Rubén del Campo, porta-voz da AEMET, afirma que “não está descartado” que a chuva ácida, provocada pelas emissões provenientes do vulcão da ilha de La Palma, atinja o norte e o leste das Ilhas Canárias, que são regiões mais montanhosas.

O dióxido de enxofre emitido no local, em alta concentração, pode criar ácido sulfúrico em contato com a atmosfera, combinação comum para a precipitação de chuva ácida.

De qualquer forma, essas chuvas seriam fracas e dispersas, porque “não esperamos grandes volumes de chuva acumulada nessas áreas”, disse Del Campo à Agência Efe.

Em relação à chegada da chuva ácida à Península Ibérica, o porta-voz observou que os modelos anunciam alguma ligeira probabilidade ao longo de “quinta à noite ou sexta-feira”, mas que por enquanto a orientação é esperar para ver como os acontecimentos se desenvolvem.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo