Provimento de médicos para a Atenção Primária à Saúde é pauta da reunião do Cosems/AL

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) se reuniu hoje com a Diretoria Ampliada da entidade para discutir, dentre outras pautas, sobre a nova metodologia de distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19; a dificuldade de provimento de médicos para a APS nos municípios e a apresentação da proposta de reorganização da Rede de Atenção Psicossocial. Outros assuntos incluíram a proposta de realização do Seminário Alagoano de Gestão; dentre outros de interesse dos municípios alagoanos.

Na ocasião, a vice-presidente do Cosems-AL Edijária Camilo discutiu estratégias para a contratação de médicos para a APS. O apoiador regional da entidade Roberto Firpo falou sobre a reunião de apresentação do projeto da linha de cuidado do AVC no Estado de Alagoas para, inicialmente, as 1ª , 2ª e 3ª Regiões de Saúde. Já Camila Valença expôs as principais dificuldades relatadas pelos gestores, tais como descumprimento de carga horária dos médicos e constante rotatividade destes profissionais entre os municípios.

A apoiadora Mirna Vaz apresentou a portaria GM/MS nº 3641/21 de dezembro de 2020, que define para o exercício de 2021 estratégia de acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS. Na ocasião, ela apresentou a distribuição de recursos por município alagoano e o coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL Joelson Lisboa apresentou a reorganização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi apresentada pelo.

O secretário executivo da entidade apresentou a proposta de programação para o Seminário Alagoano de Gestão, previsto para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, em Penedo, com a participação de gestores e técnicos municipais de Saúde. O Objetivo do evento é discutir os principais desafios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde na perspectiva da Gestão municipal e destacar as iniciativas tripartite de qualificação.

cadaminuto

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo