Ufal e Ifal dizem não saber se aulas presenciais voltam em março, como determina nova portaria do MEC

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informaram, nesta terça-feira (8), que ainda não há garantias de que as aulas presenciais nas instituições sejam retomadas no dia 1º de março, conforme determina a nova portaria do Ministério da Educação (MEC).

A portaria, publicada na segunda-feira (7), diz que as instituições de ensino superior deverão retomar as aulas presenciais a partir de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da Covid-19. A medida altera a decisão anterior, divulgada em 2 de dezembro, que previa a retomada a partir de 4 de janeiro.

A assessoria da Ufal emitiu uma nota, reforçando a posição que já havia anunciado quando recebeu a portaria anterior. A Reitoria da Universidade informou que recebeu a notícia com surpresa e preocupação e que aguarda a elaboração de uma proposta do próximo período letivo que está sendo debatida por seu Conselho Universitário (Consuni) (veja nota na íntegra ao final do texto).

O atual Período Letivo Excepcional (PLE) da Ufal se encerra em janeiro de 2021.

“Toda e qualquer decisão sobre aulas não presenciais ou presenciais na Universidade Federal de Alagoas serão discutidas e deliberadas por seus órgãos colegiados, levando sempre em consideração os melhores preceitos acadêmicos e a preservação da saúde e da vida de sua comunidade acadêmica”, diz trecho da nota da Ufal.

 

Já o Ifal, através da Pró-Reitora de Ensino, Elisabete Duarte, informou que a retomada presencial das aulas continua sendo estudada e analisada. A decisão só será tomada após a reunião entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) prevista para esta semana.

“Nosso posicionamento continua o mesmo. Vamos esperar o posicionamento do Conif e do FDE para avaliarmos a situação em Alagoas. Vamos aguardar a reunião dessas duas instâncias”, disse a pró-reitora do Ifal, Elisabete Duarte.

 

Nova portaria do MEC

 

MEC adia volta às aulas presenciais em universidades para 1º de março

00:00/01:27

MEC adia volta às aulas presenciais em universidades para 1º de março

A nova portaria, assinada pelo ministro Milton Ribeiro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Até o dia 28 de fevereiro, portanto, instituições públicas e privadas poderão continuar usando atividades virtuais para substituir o ensino presencial. Depois disso, os recursos digitais só deverão ser utilizados em caráter excepcional e complementar.

A nova portaria acrescenta que os prazos poderão ser modificados pontualmente, dependendo do avanço da pandemia da Covid-19. O documento dá a possibilidade de autoridades locais suspenderem as atividades letivas presenciais, levando em conta as condições sanitárias da região. Caso isso ocorra, as instituições deverão comunicar a decisão ao MEC em até 15 dias.

Por meio de nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) avaliou como positiva a nova portaria, “uma vez que vão ao encontro do que foi solicitado ao ministro Milton Ribeiro: mais clareza, mais flexibilidade e mais autonomia para as instituições planejarem a volta às aulas, com segurança”.

Aulas remotas na Ufal

 

Em outubro, o governador Renan Filho publicou um decreto estadual autorizando a retomada das aulas presenciais de forma gradativa em universidades e faculdades. Mesmo assim, a Ufal decidiu seguir as demais universidades federais do país e manteve a suspensão das aulas dando continuidade ao Período Letivo Excepcional (PLE).

Apenas as atividades presenciais dos cursos da área de saúde foram retomadas, com o atendimento à população nos estágios em hospitais e unidades de saúde.

Veja a íntegra da nota da Universidade Federal de Alagoas

Ufal emite nota sobre a Portaria 1030 do MEC , de 7 de dezembro de 2020

A Reitoria da Universidade Federal de Alagoas informa que, da mesma forma como recebeu a Portaria 1030 do MEC (1/12/20), recebeu igualmente com surpresa a notícia da publicação da Portaria 1038 do Ministério da Educação (MEC), de 7 de dezembro de 2020.

A Reitoria da Ufal informa que as comissões instituídas por seu Conselho Universitário (Consuni) estão trabalhando arduamente na elaboração da proposta do próximo período letivo, considerando o encerramento do atual Período Letivo Excepcional (PLE) em janeiro de 2021.

Toda e qualquer decisão sobre aulas não presenciais ou presenciais na Universidade Federal de Alagoas serão discutidas e deliberadas por seus órgãos colegiados, levando sempre em consideração os melhores preceitos acadêmicos e a preservação da saúde e da vida de sua comunidade acadêmica.

Leia a íntegra da nota da ABMES

Nota à imprensa – ABMES – Portaria MEC 1.038

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) avalia as mudanças feitas na Portaria nº 1.038, publicada hoje pelo Ministério da Educação (MEC), como positivas, uma vez que vão ao encontro do que foi solicitado ao ministro Milton Ribeiro: mais clareza, mais flexibilidade e mais autonomia para as instituições planejarem a volta às aulas, com segurança. Para o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, “as instituições agora têm um horizonte mais realista para organizar a volta às aulas presenciais, cumprindo os protocolos de biossegurança e garantindo o retorno seguro e gradual, de acordo com as normas das autoridades locais”.

G1

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo