Filme alagoano é selecionado para o 48º Festival de Gramado

O Filme alagoano Trincheira, do diretor Paulo Silver, vai concorrer ao Troféu Kikito, que acontece dentro da programação do 48º Festival de Cinema de Gramado (RS). O evento será realizado de 18 a 26 de setembro, de forma online. Com o curta, Alagoas marca presença pela primeira vez no festival, que é considerado uma referência nacional em eventos do gênero.

O filme concorreu com outras 428 produções e foi um dos 13 selecionados para concorrer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som.

O diretor Paulo Silver, de 28 anos, trabalha no meio audiovisual desde 2012 e contou que o projeto está alcançando festivais nacionais por ser resultado de um trabalho realizado pelo cenário local nos últimos anos. “Trincheira não é uma produção isolada. Ele é o reflexo do atual momento do cinema alagoano. As pessoas começaram não só a ver filmes, mas a trabalhar com cinema, a produzir, a se dedicar ao estudo de aspectos narrativos e estéticos da linguagem cinematográfica. E, desde 2018, a gente vem colhendo frutos, mostrando a força do nosso cinema”, contou.

Paulo Silver, diretor do filme

FOTO: Itawi Albuquerque

Além do disputado Troféu Kikito, o vencedor na categoria Melhor Filme receberá um prêmio no valor de R$ 6.500, e os demais, R$ 1 mil cada. Os curtas-metragens serão exibidos no Canal Brasil e ficarão disponíveis por 24h por serviço de streaming.

O filme alagoano também foi selecionado para o 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece de 20 a 30 deste mês e é considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

O filme

Trincheira mostra um garoto (interpretado por Gabriel Xavier) que, de um aterro de lixo, observa o imponente muro de um condomínio de luxo e usa a imaginação para construir seu mundo fantástico com os materiais que encontra pelo caminho.

Em abril deste ano, o curta saiu consagrado da Mostra Criancine, no 13º Festival Curta Taquary, do Rio Grande do Sul, vencendo em sete categorias: Melhor Filme, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Som, Prêmio da Crítica e Melhor Ator. O troféu de atuação para Gabriel Xavier se repetiu em maio, no III Festival de Cinema de Rua de Remígio, na Paraíba. Também em maio, Trincheira conquistou o 2º Festival Mazzaropi de Curtas-Metragens de Taubaté (SP), na categoria Melhor Filme, concorrendo com mais 258 curtas.

* Com informações da assessoria de imprensa da FMAC.

gazetaweb

 

 

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo