Neópolis encerra barreiras sanitárias, e como fica Penedo município vizinho?

O município de Neópolis no Estado de Sergipe, através da sua Secretaria de Saúde que tem como titular da pasta Maria Jairlene Cardoso, determinou o encerramento das barreiras sanitárias existentes  naquela cidade que vinha ajudando no combate ao Coronavírus ( COVID-19).

Em um vídeo gravado de  7:52, a Secretária Jairlene fala dos motivos que levaram o município a tomar essa decisão. Em sua fala, Jairlene relata que houve um estudo, um levantamento feito por parte da municipalidade do início das implantações das barreiras até agora. No  início disse ela,” tinha sim efetividade! Foram detectados pessoas  com febre, ás pessoas de fora  não entravam na cidade, e os que  por ventura entravam a Secretaria de Saúde providenciava os seus retornos às cidades de origem para serem monitorados, e notificava os de Neópolis para serem também monitorados. O que nós detectamos disse ela, é que a transmissão hoje está comunitária, por várias pessoas que não apresentam sintomas nenhum, são às chamadas pessoas assintomáticas, estão sendo portadoras do vírus transmitindo para outras pessoas  e essas pessoas não sabem que tem porque não estão sentindo nada.”

De acordo com a Secretária Jairlene, a tabela abaixo dos boletins diários do COVID-19 divulgados, com quantitativos de casos mostra que Neópolis tem um grande número de  pessoas recuperadas, infelizmente são 10 óbitos até o momento. Mas, estamos consciente que a situação ainda é preocupante e inspira cuidado destacou a secretária que foi além  no seu raciocínio: “a possibilidade de crescimento dos números, é grande se não houver uma conscientização e sensibilização pessoal para se cumprir a determinação do isolamento e do uso de máscara,” finalizou” Jairlene.

Por outro lado, o Site Diário Penedense, ouviu o Coordenador de Saúde especializada do município de Penedo Maciel Oliveira  sobre essa situação, já que um município depende do outro em vários aspectos seja ele econômico, trabalhista ou familiar. Segundo  Maciel , Penedo vai aguardar  o próximo decreto que vai sair do Governo do Estado, que deve sair no dia 15  ou 16 e mesmo que flexibilize o interior, Penedo  está avaliando. “A Coordenação, vai se reunir com a equipe técnica nesta terça-feira para se avaliar os números mas pelo menos até domingo, não será permitido nenhuma liberação! Permanece,  da forma que está  sem funcionamento de balsas e às lanchas com autorização só para moradores  das duas cidades, e para quem tem vínculos  trabalhistas. Porque os números de Penedo são ainda crescentes, os óbitos ainda não foram atualizados pelo sistema tem muito mais óbitos então o município vai ter que tomar medidas e precaução  para não flexibilizar, e depois o município ser responsabilizado por ter tomado medidas dessa forma, e é bom frisar que Neópolis não trabalhou às Barreiras de forma criteriosa como Penedo fez”, destacou Maciel.

Por redação.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo