O PRIMEIRO CLUBE DO FUTEBOL ALAGOANO

No dia 27 de dezembro de 1908 em um campo em frente ao cemitério de Penedo no bairro do Cajueiro Grande, ocorreu o que podemos afirmar o primeiro jogo de futebol em Alagoas, um jogo interno entre os sócios do Foot-ball club, primeiro clube fundado em Alagoas na cidade de Penedo.

O Clube foi fundado em 1908, não há a precisão exata da data.

Assim como ocorreu também com CSA e CRB quando começaram com o futebol, as disputadas eram internas entre times formados por sócios do próprio clube, os times do Foot-ball clube era o Vermelho-Branco contra o Verde-branco.

É Bom lembrar que Penedo era uma área industrial e de muito progresso na época, também por conta do Rio São Francisco que escoava a produção de todo agreste e sertão.

Em 3 de Janeiro de 1909 foi fundado o Penedense, enquanto o clube ainda organizava seu quadro de associados para o inicio das disputas ocorreu o 2º jogo  do Foot-ball club.

Foi no domingo  31 de janeiro de 1909, novamente entre os socios, sobre o acontecimento publicou o jornal “O Monitor” da segunda-feira dia 1º de fevereiro:

“Com entusiasmo extraordinário realizou-se ontem a segunda partida do foot-ball Club. Uma verdadeira multidão afluiu a praça  Nossa senhora dos pobres onde se realizou o torneio que foi disputadíssimo. Os bondes da trilhos urbanos de dez em dez minutos subiam para o Cajueiro Grande onde despejavam dezenas e dezenas de passageiros, uma banda de musica acompanhou com delirante entusiasmo os dignos combatentes….”

Já em maio surgiu o terceiro clube, o União Foot-ball Club, começando tempos depois as disputas entre eles.

O Foot-ball Club tem seu lugar de honra na historia do futebol alagoano como primeiro clube fundado no nosso estado, já o Penedense tem o mérito de ser o clube mais antigo ainda em atividade.

* FOTO: FOOT-BALL CLUB OU PENEDENSE?

A Foto no alto da postagem foi publicada pela revista “O MALHO’ (Rio de Janeiro), apesar de ser mas voltada a politica, abordava outros assuntos e trazia informações diversas de todo o Brasil.

Em 1909 publicou esta foto como sendo do Penedense no dia 31 de janeiro de 1909.

Mas o jornal “O Monitor” (AL), descreve o jogo do 31 de janeiro de 1909 como sendo o 2º jogo interno dos sócios do Foot-ball Club , time vermelho e branco  X  Time Verde e branco e não do Penedense, portanto se a foto é mesmo do dia 31 de janeiro, é do Foot-ball Club.

Bem, em 40 anos lidando com publicações  diversas sobre um mesmo assunto, aprendi que em publicações conflitantes a fonte mais confiável é a local, em 95%  dos casos de diferentes informações para um mesmo assunto, está correta a fonte mas próxima do acontecimento.

Fonte sobre o incio do futebol em Penedo: Pesquisador da historia de Alagoas Luiz Sávio de Almeida.

PUBLICIDADE

Vem aí, a história em detalhes do clássico das multidões, reserve o seu (82) 98852-8890.

 

CRB X CSA: A HISTÓRIA DO CLÁSSICO DAS MULTIDÕES 1916 – 2021

Possivelmente em março do próximo ano (2021) estaremos lançando nosso primeiro livro com a história do clássico das multidões entre CRB X CSA

Todos os jogos, oficiais e amistosos com data, local, validade, fichas técnicas e outros detalhes de todas as partidas.

Todo tipo de estatísticas, marcas e recordes do clássico.

Estatística geral e também os números de jogos por cidades, estádios e competições.

Relação dos 50 jogadores que mais jogaram o clássico, os 50 maiores artilheiros, todos os árbitros que apitaram com os exatos números de cada um.

Fotos inéditas de jogos jamais publicadas em livros, revistas, jornais ou na internet.

Aquele negócio de em dia de clássico a gente ver ou ouvir em cada site, rádio e TV, números diferentes sobre a história do confronto vai acabar.

Uma história contada em seus mínimos detalhes, a evolução do retrospecto jogo a jogo, quem estava na frente após cada partida.

Estatística extra com os jogos especiais, os clássicos com menos de 45 minutos de duração por torneios inícios ou jogos com alguma anormalidade.

Reserve o seu, mande um zap (82) 9-8852-8890 (Walter Luís) e será avisado quando da proximidade do lançamento.

Previsão de se fazer mil exemplares, caso o número de interessados que estão mandando o contato chegue a tal número, todos terão a preferência em adquirir o livro nos três primeiros dias, só depois o livro será disponibilizado para os demais interessados.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo