Marx Beltrão pede aprovação do Novo Fundeb e defende mais recursos para Educação

A pauta da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21) será dominada pelo tema da educação. Finalmente, deve entrar em votação no Congresso Nacional a proposta de emenda constitucional número 15 de 2015, que prevê o que foi chamado de novo Fundeb. De Alagoas, o deputado federal Marx Beltrão já garantiu seu foto favorável à proposta do Novo Fundo.

“Já havia declarado meu voto, e a valorização da educação é uma pauta que não pode jamais retroceder. Defendo que o Fundeb seja não só permanente, como maior. Nossa educação pública necessita deste Fundo. E o futuro de nossas crianças e adolescentes não pode esperar. Hoje, darei meu sim ao Novo Fundeb. Precisamos celebrar um pacto nacional pela Educação, e neste pacto instituir de modo permanente mais recursos para nossas escolas é essencial”, destacou o parlamentar.

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi criado pela Emenda Constitucional 53 com duração limitada (2007-2020) e ocupou o lugar do seu antecessor, o Fundef (que vigorou de 1998-2006).

O Fundeb vence agora no final de 2020 e ficar sem ele significaria o colapso da educação pública. Consciente disso, há um debate no Congresso Nacional sobre o novo Fundeb que se intensificou nos últimos anos, mas que vem desde 2015, quando a PEC deve ser votada hoje foi proposta. Ao longo desses anos foram realizadas centenas de audiências públicas e outras reuniões com ampla participação da sociedade e dos gestores da educação.

“Eu mesmo, na semana passada tive o prazer de participar de uma conferência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e lá, como parlamentar e como coordenador da bancada, expressei minha opinião e fiz uma defesa do Novo Fundeb. Hoje, vamos trabalhar pela aprovação da matéria. Sem dúvidas, será uma vitória de todos que defendem a educação nacional e a vêem como pilar do nosso desenvolvimento” reiterou Beltrão.

 

Fonte: Portal de Alagoas

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo