Senado aprova lei que obriga o uso de máscaras em espaços públicos

O uso de máscaras de proteção já tem sido uma medida adotada pelos estados para conter o contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, ainda não havia uma lei que cobrisse o território nacional. Com isso, o Senado aprovou, na última quinta-feira (4), um projeto de lei que torna obrigatório o uso em espaços públicos e privados.

Segundo o projeto de lei, se torna obrigatório o uso da máscara em carros de serviço de aplicativo, táxis, aeronaves e todo tipo de transporte coletivo, Além de estabelecimentos comerciais e privados, igrejas, prisões e outros projetos socioeducativos.

Para a população economicamente vulnerável, o poder público deve disponibilizar as máscaras por meio do programa “Farmácia Popular” e serviços de assistência social. O texto ainda prevê que elas sejam produzidas artesanalmente para dar preferência à produção local

Os estados devem aplicar multa para aqueles que descumprirem a norma. Não podem ser multadas a população economicamente vulnerável, pessoas com deficiência intelectual ou sensorial, autistas e crianças com menos de três anos. 

A Câmara dos Deputados já havia aprovado o projeto, mas como o Senado fez algumas mudanças, a proposta deve seguir para a Câmara novamente.

Fonte:SBT

 

 

Sair da versão mobile