Piaçabuçu é primeiro o município de Alagoas a testar todos os funcionários da Saúde

A Prefeitura de Piaçabuçu finalizou à testagem rápida de todos os profissionais da saúde. Nas últimas semanas, funcionários das unidades básicas, da casa maternal e demais setores da saúde passaram pelo exame que detecta a Covid-19. O teste é realizado pelo laboratório municipal. Os testes adquiridos pela Gestão são realizados mediante coleta de sangue e análise sorológica, também efetivada com equipamentos próprios. Com resultado emitido em pouco tempo.

“A testagem é importante para comprovar ou não se algum funcionário esteja infectado. Os testes em funcionários são realizados para evitar que os mesmos possam no contato com pacientes ou em seus setores de trabalho, correrem riscos de disseminar o vírus. Principalmente considerando que alguns casos positivos são assintomáticos. Quando positivo o funcionario é afastado para tratamento, interrompendo a cadeia de transmissão”, e possibilitando sua volta ao trabalho, explicou o Prefeito de Piaçabuçu Djalma Beltrão.

A testagem de funcionários da saúde está prevista em Lei Federal, nos Decretos Estaduais e Municipais, e ainda, no Regimento Sanitário Internacional (OMS).
É importante ressaltar que durante afastamento de funcionário da assistência a saúde a Prefeitura está garantindo contrato temporário, para que a população continue recebendo atendimento tanto nós serviços de rotina, quanto no atendimento a COVID 19.

“Vale lembrar que a SMS de Piaçabuçu, além de seus funcionários, garantiu tbm a testagem dos funcionários da infraestrutura responsáveis pelo Cemitério Municipal e para o destacamento da Polícia Militar que realiza serviços em nosso território. Também por determinação legal, informou a Secretária de Saúde Jeane Dias,
com essas ações garantimos que serviços essências se mantenham em funcionamento com a proteção dos funcionários e fortalecendo as ações estratégicas de saúde do Município de Piaçabuçu. Em relação a funcionários de outros setores do poder público será realizado teste mediante notificação compulsória de casos suspeito emitida por profissional médico e solicitação para testagem.
Por: ASCOMCE

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo