Uma das ações desenvolvidas nas barreiras sanitárias de Penedo é o preenchimento das fichas de controle de acesso. Do primeiro dia (26 de março) da triagem determinada pela Prefeitura de Penedo até esta quinta-feira, 21 de maio, 8.796 fichas de controle de acesso foram produzidas, conforme consta no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
A estratégia do trabalho de combate ao coronavírus (Covid-19) desenvolvida pela gestão ‘Penedo, Terra do Desenvolvimento e da Cultura’ viabiliza o acompanhamento do condutor de veículo que precisa passar por Penedo, motivado por viagem.
Considerando o tempo a ser feito entre a entrada e a saída do veículo, as equipes que estão nas barreiras fazem o monitoramento do automóvel autorizado para circular na cidade apenas no trajeto informado pelo condutor.
Em caso de demora para a confirmação da passagem do veículo na saída, uma equipe da SMTT é acionada – com apoio da PM – para localizar o carro e adotar as medidas cabíveis.
“As pessoas que chegam de outros estados, além de assinar o termo de responsabilidade, também têm essa ficha preenchida. Até agora, 366 termos foram assinados por pessoas que vieram de fora de Alagoas para Penedo”, reforça Maciel Oliveira, coordenador das barreiras sanitárias, sobre o documento que registra informações passadas pelo cadastrado e que também gera o compromisso da pessoa com orientações expressas no termo de responsabilidade, inclusive a necessidade de obedecer o isolamento social.
O boletim das barreiras sanitárias de Penedo de 26 de março até esta quinta, 21, aponta ainda que 83 pessoas não tiveram permissão para entrar na cidade porque apresentaram quadro febril, um dos sintomas de contágio por Covid-19.
No mesmo período, 2.856 carros e motos deixaram de circular na cidade porque seus condutores não comprovaram necessidade de entrar em Penedo. Das embarcações que chegam no porto das balsas de Penedo, 716 pessoas retornaram porque também não comprovaram motivo justificado.
Sobre a expedição de fichas de controle para médico, emitidas mediante comprovação de consulta ou procedimento relacionado à saúde em Penedo, as equipes das barreiras preencheram 2.011.
Para trabalhadores que desempenham serviços essenciais, foram confeccionados 1.086 cadastros em quase dois meses de controle nos principais acessos a Penedo.
Por fim, nas últimas 24 horas, 2.992 pessoas tiveram a temperatura verificada nas barreiras sanitárias de Penedo.
Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP