Covid: PE registra morte de adolescente de 15 anos, mais novo a morrer no Brasil
Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (6), a morte de um adolescente de 15 anos, com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Foi, até o momento, a pessoa mais nova a morrer com Covid-19 no Brasil, segundo o balanço de mortes divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. Houve outros oito novos óbitos confirmados, totalizando 30, incluindo o de uma fisioterapeuta que estava grávida. No total, há, no estado, 223 casos confirmados da doença, 22 a mais que o boletim do domingo (5).
Anteriormente, o mais jovem a morrer com Covid-19 no Brasil era um homem de 23 anos, do Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o adolescente era morador de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Ele morreu no dia 27 de março, mas o resultado para a Covid-19 saiu no domingo (5), sendo registrado no boletim desta segunda.
Ele foi socorrido com sintomas como febre, tosse, dificuldade de respirar e saturação menor que 95%. Internado inicialmente no dia 20 de março, o adolescente morreu uma semana depois. Inicialmente, o exame laboratorial do jovem teve resultado inconclusivo para o novo coronavírus, mas foi confirmado no domingo. De acordo com a SES, todos os resultados inconclusivos são reprocessados.
Houve, ainda, a confirmação da morte da fisioterapeuta Viviane Albuquerque, de 33 anos, que morreu no domingo (5). O bebê foi retirado em uma cesariana, no sábado (4).
Também foi confirmado o óbito da segunda técnica de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife. Outra morte de profissional de saúde da mesma unidade foi registrado no domingo (5).
Dos nove óbitos confirmados, sete são mulheres e dois, homens. As mortes ocorreram entre os dias 27 de março e o domingo, mas a confirmação para Covid-19 só foi divulgada nesta segunda-feira.
Os municípios onde houve novos casos de Covid-19 foram Recife (8), São Lourenço da Mata (4), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (2), Paudalho (2), Camaragibe (1), Cachoeirinha (1) Caruaru (1), Lagoa do Carro (1). Entre os casos novos, oito são do sexo masculino e 14 do feminino, com idades entre 15 e 92 anos de idade.
Do total de casos confirmados, 101 estão em isolamento domiciliar e 67 internados, sendo 23 em Unidades de Terapia Intensiva e 44 em leitos de isolamento. Outros 25 pacientes já tiveram cura clínica comprovada do coronavírus. Do total de casos, 118 são mulheres e 105 são homens.
Há casos confirmados em 17 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.
Confira os novos óbitos confirmados
- Mulher, 33 anos, puérpera, moradora do Recife. Ela morreu no dia 5 de abril, em hospital privado. O resultado foi confirmado para Covid-19 no dia 1º de abril.
- Mulher, 52 anos, profissional de saúde, moradora de Camaragibe. Ela morreu no dia 4 de abril, em UPA. Teve primeiros sintomas no dia 28 de março, apresentando febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e saturação menor que 95%. Resultado confirmado para Covid-19 no dia 5 de abril.
- Mulher, 57 anos, moradora do Recife. Ela morreu e teve resultado confirmado para Covid-19 no dia 4 de abril.
- Homem, 83 anos, morador de Jaboatão dos Guararapes. Ela morreu no dia 4 de abril e teve febre, tosse, dispneia e saturação menor que 95% desde 1º de abril. Resultado confirmado para Covid-19 no dia 5 de abril.
- Homem, 15 anos, morador de São Loureço da Mata. Ele morreu no dia 27 de março e teve os primeiros sintomas no dia 20 do mesmo mês, com febre, tosse, dispneia e saturação menor que 95%. Resultado positivo para Covid-19 no dia 5 de abril.
- Homem, 65 anos, morador de Paudalho. Morreu em 4 de abril e teve dispneia e desconforto respiratório desde 21 de março. Resultado positivo para Covid-19 em 5 de abril.
- Mulher, 84 anos, São Lourenço da Mata. Ela morreu no dia 3 de abril e, desde o dia 1º, teve febre, dispneia e desconforto respiratório. Resultado positivo para Covid-19 no dia 5 de abril.
- Mulher, 72 anos, moradora de Lagoa do Carro. Ela morreu no dia 5 de abril e teve febre, tosse, dispneia e desconforto respiratório desde 26 de março. Solicitação de exame realizada pelo Hospital do Servidor, com resultado confirmado para Covid-19 em 4 de abril.
- Mulher, 42 anos, moradora de São Lourenço da Mata. Ela morreu no dia 3 de abril e, desde o dia 1º, teve febre e tosse. Resultado positivo para Covid-19 em 5 de abril.