O que é na verdade a Quaresma?

A Quaresma é um período de quarenta dias. Inicia-se  na Quarta -Feira de Cinza  e prolonga-se até a Quinta -Feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Trata-se  de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da palavra de Deus.

A Característica  fundamental e indispensável da Quaresma é a renúncia de alimentos e o jejum! O número de quarenta dias é importantíssimo, pois tem todo significado bíblico: a preparação  para o encontro com Deus: os quarenta dias do Dilúvio , os quarenta  dias de Moisés no Monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto, os quarenta dias do caminho de Elias até o Sinai e, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no Deserto, preparando sua vida pública.

É digno de nota que o mesmo Jesus que entrou na penitência dos quarenta dias aparece transfigurado com dois outros penitentes: Moisés e Elias! Por isso mesmo, o cuidado da Igreja  de reservar exatos quarenta dias para penitência. Isso, é tão antigo que tem suas raízes  na própria prática da Igreja apostólica romana.

 

Padre Edinaldo da Silva Santos( Administrador Paroquial)

 

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo