Dados do Boletim Epidemiológico 23, emitido no último domingo (29) pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), mostram que jovens entre 20 e 29 anos são os mais infectados pelo coronavírus. Este grupo representa 23,5% de todos os infectados, com quatro casos. Até esse domingo, os infectados no estado eram 17.
Neste grupo, estão duas mulheres, de 28 e 29 anos, que não têm histórico de viagem, ou seja, não foram casos importados. Além destes, os infectados neste grupo são outra mulher de 25 anos com histórico de viagem à Inglaterra e um homem de 21 anos que viajou a São Paulo.
Os casos notificados entre idosos estão separados em dois grupos: os de 60 a 69 anos, que somam três infectados, sendo dois homens e uma mulher. E o grupo dos idosos acima dos 70 anos, com dois casos confirmados, um homem e uma mulher, ambos de 82 anos e que residem em Brasília e foram infectados lá.
Considerando as idades dos infectados no Estado, 58% dos casos de Covid-19 em Alagoas são de pessoas entre 18 e 44 anos. Neste grupo, um homem de 38 anos e uma mulher de 44 estão hospitalizados. As mulheres infectadas são nove e os homens oito..
Segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, as escolhas tomadas pelos mais novos podiam significar “a diferença entre a vida e a morte para outra pessoa”.
“Tenho uma mensagem para os mais jovens: vocês não são invencíveis; o vírus pode colocá-los no hospital por semanas ou até matá-los. Mesmo se vocês não ficarem doentes, as escolhas que vocês fazem sobre aonde vão podem sigicar a diferença entre a vida e a morte para outra pessoa”, disse ele.
GazetaWeb