Nem mesmo o atraso para o início do evento ofuscou o brilho da Lavagem do Beco
Aconteceu na noite da ultima sexta-feira (21), mais uma edição da Lavagem da escadaria do Rosário e Beco da Preguiça evento esse, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Penedo, através da Secretaria de Cultura que tem a frente a Jovem Alyne Costa.
Como sempre foi uma festa muito bonita e que contou com a participação de milhares de foliões entre esses, muitos turistas que ficaram impressionados com a grandeza do evento, posando para fotos entre as alas das baianas para levarem como lembrança.para suas terras.
Desfiles de blocos destacando o “La vem elas”, OAB, Melhor Idade Viver bem, Kilombloco, Batucadas Milionários do Samba, Unidos do Bairro e orquestras de frevos fazendo rodízios no sistema vai e vem para não deixarem o público parado. Mas o grande foco como todos os anos foi mesmo, a apresentação das baianas com seu lindo ritual em homenagem aos nossos ancestrais onde reúne uma multidão diante da escadaria da Igreja do Rosário procedendo assim a tradicional lavagem.
Segundo a história do Candomblé a água de cheiro e as flores conduzidas pelas baianas, representam o desejo de purificação e ao mesmo tempo transmite paz para todos. O evento contou com a participação do Prefeito Marcius Beltrão e o vice Ronaldo Lopes, Vereadores e a Secretária Alyne Costa, como também vários assessores municipais. Obs: muitas reclamações,com relação ao horário para o início do evento marcado para às 19 horas, com às atrações só chegando na avenida perto das 22 horas sem falar das viaturas da policia trafegando pelo local da festa já com muita gente apostas. Mas isso, vale ressaltar não ofuscou em qualquer momento o brilho do evento que mais mais uma vez foi um sucesso, sendo marca registrada no calendário cultural de Penedo.
Geraldo José