Duas instituições de ensino superior em Alagoas receberam avaliação acima da média nacional, na avaliação referente ao ano de 2018, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (12).
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit) foram as duas faculdades, entre as 24 instituições de ensino superior do estado, que conseguiram nota 4, no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados.
A maioria das instituições alagoanas registraram nota 3. Já as faculdades: Facesta, Favispa, IESC, Fera, Raimundo Marinho, Fan e Pitágoras tiveram um desempenho menor e receberam conceitos 1 ou 2.
O IGC, avaliado pelo Inep anualmente, é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Os cálculos para as chegar as notas levam em consideração pontos importantes, como a avaliação dos cursos de pós-graduação e a distribuição dos estudantes entre os cursos de graduação e pós. A escala vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é a nota máxima.
Em todo o Brasil, apenas 2% das instituições de ensino superior conseguiram nota máxima no IGC, ou seja, 42 faculdades. Foram avaliadas 2.052 instituições.
A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3, o que mostra que as duas instituições alagoanas estão acima da média nacional.
cadaminuto