O Que é Cadeia de Suprimentos e Como Organizar Uma?

Com o número de consumidores que fazem suas compras online aumentando vertiginosamente um bom empreendedor não pode negligenciar suas vendas online, não é mesmo?

Pensando nisso, é extremamente importante saber o que é uma cadeia de suprimentos, como funciona e como organizar uma!

Afinal, os problemas logísticos são bastante indesejáveis! E nenhum empreendedor quer ter que lidar com a ruína de seus negócios, então, garantir a entrega ideal dos seus produtos para os consumidores finais é fundamental!

A cadeia de suprimentos ou, Supply Chain, em inglês, é o que garante o bom funcionamento da logística desde a fabricação até a entrega do produto na casa do cliente.

É considerada uma rede de integração que possibilita as vendas online acontecerem. Uma vez que ela contempla a fabricação da mercadoria, a distribuição e a entrega do produto vendido.

Existem muitos aspectos que você precisa analisar para criar uma cadeia de suprimentos de sucesso para o seu negócio.

Portanto, aproveite as informações que disponibilizamos aqui para você! E aprenda o que é cadeia de suprimentos e como organizá-la de forma bastante eficiente!

O Que é Cadeia de Suprimentos?

A cadeia de suprimentos faz parte do trabalho de logística de uma empresa. Através dela é possível planejar, organizar e executar processos que garantam a entrega dos produtos vendidos para o cliente final.

Ela contempla a produção, criação do código de barras, armazenamento e transporte dos produtos. A finalidade principal é realizar um serviço de ótima qualidade para que o consumidor fique bastante satisfeito e volte a fazer compras na loja virtual e e-commerce.

Então, a cadeia começa com o processamento do pedido de compra efetuado pelo consumidor, após o pedido é necessário que haja a produção, armazenamento do produto, criação dos códigos de barras e da embalagem.

Além disso, é de responsabilidade da cadeia de suprimentos realizar a movimentação interna, transporte e distribuição do produto. Assim como, todo o planejamento logístico interno e externo de sua empresa

Para que o trabalho ocorra com excelência em todos os processos é muito importante que todas as operações funcionem simultaneamente e comuniquem-se quando preciso.

Sendo assim, é fundamental que a cadeia de suprimentos realize a otimização dos processos de forma que consiga diminuir os custos e ciclos. Desta forma, o consumidor final receberá seu produto de forma rápida e segura.

A Importância do Código de Barras na Cadeia de Suprimentos

Para começar a fazer a gestão da sua cadeia de suprimentos é importante entender a importância do código de barras, como e por quê você deve adquiri-lo. Acompanhe a seguir!

O código de barras é um código único que possui um gráfico e identificação numérica. É ele que possibilita o cadastro e acesso à informações essenciais sobre o produto como tipo, lote e características.

Com o auxílio do código de barras sua empresa consegue facilitar muitos processos logísticos e realizar importantes automações. Ele ajuda até mesmo na padronização exigida para exportar seu produto.

No Brasil, o código de barras ITF-14 é o mais recomendado para a área de logística. Mas atenção, pois ele não funciona em PDVs.

Agora que você já sabe por que o código de barras é tão importante para a sua empresa e cadeia de suprimentos, veja abaixo os principais passos para gerá-lo:

  • Procure uma certificadora reconhecida no mercado
  • Entre em contato com a empresa e faça sua solicitação
  • Passe todas as informações necessárias, escolha o tipo de código de barras e faça o pagamento
  • Aguarde a emissão do código

Com o código de barras em mãos, você poderá ter mais visibilidade, rastreabilidade e controle de cada produto da sua cadeia de suprimentos.

Como Organizar Sua Cadeia de Suprimentos

Para fazer a organização de sua cadeia de suprimentos, é importante ter em mente de forma bastante clara e planejada quais são as principais etapas envolvidas. Então, vamos conhecê-las? Veja a seguir!

O primeiro passo é conhecer e trabalhar bem com seus parceiros. Eles serão os fornecedores, prestadores de serviços e consumidores.

Para que sua empresa atinja os melhores resultados é fundamental garantir uma boa comunicação com cada um deles. Assim como, é imprescindível conhecer as necessidades dos clientes para que você possa satisfazê-las.

É igualmente importante fazer um planejamento estratégico de fluxos e previsão de riscos. Dessa forma, é possível evitar que problemas e falhas surjam em cada uma das etapas.

Para fazer um planejamento bastante eficaz é necessário que você tenha conhecimento acerca da relação entre a oferta e a previsão de demanda. Então, acompanhar os processos em contato constante com seus parceiros é uma obrigação.

Procure comunicar-se e criar meios otimizados de comunicação entre você, seus fornecedores, fabricantes e empresas responsáveis pelo armazenamento e entrega dos produtos. E não se esqueça do serviço de devolução do produto!

Deve existir uma política de devolução clara, objetiva e funcional para o caso do cliente não aprovar o produto. Além disso, lembre-se de oferecer um serviço de atendimento e suporte bastante completo para o consumidor final.

Como Garantir o Sucesso da Cadeia de Suprimentos?

A gestão de uma cadeia de suprimentos eficiente deve envolver todas as etapas do processo logístico. Sendo assim, confira o passo a passo para que você possa fazer a gestão com excelência!

Para começar você pode traçar um mapeamento dos processos de produção necessários para a entrega do produto ao cliente. Acompanhe de maneira próxima e responsável cada uma das etapas desde a fabricação da matéria-prima até o momento de entrega.

Mantenha as principais informações circulando e todos os funcionários bastante integrados. Dessa forma, é possível saber se o estoque está sendo fornecido de maneira adequada e apropriada com a demanda.

Acompanhe e analise o histórico de vendas frequentemente, preveja as demandas e lembre-se de calcular as flutuações e imprevistos. Assim, o gerenciamento da cadeia de suprimentos tende a ser bem-sucedido.

Ao realizar cada etapa zelando pela qualidade e satisfação dos clientes, sua empresa conseguirá atingir as principais metas e objetivos! Uma gestão da cadeia de suprimentos com sucesso garantirá otimização, redução de custos e maximização do valor percebido!

Então, aproveite os bons resultados e veja sua empresa decolar! Boas vendas!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo