Educação especial de Penedo segue avançando com ações e projetos

A modalidade Educação Especial da Rede municipal de educação segue com o cronograma de atividades para o ano de 2019, com o objetivo de continuar oferecendo para os alunos com deficiência, um ensino de qualidade dentro das especificações do processo ensino aprendizagem e suas devidas orientações pedagógicas. Em reunião ocorrida na última segunda-feira (25) com a equipe técnica da Semed- Secretaria Municipal de Educação, além de parte dos pais dos alunos matriculados que compareceram, foi abordado o tema educação especial com foco na solução das demandas existentes para esses alunos, principalmente no que se refere à contratação de novos profissionais para atuar nessa área, além das diversas ações em beneficio desse público realizadas pela Semed.

De acordo com a Coordenadora de Educação Especial Gleide Lima, a Secretaria Municipal de Educação segue com a contratação de professores auxiliares, interpretes entre outros profissionais, necessários para o andamento das atividades nessa modalidade educacional, destacando, porém a dificuldade da contratação desse tipo de mão de obra em Penedo.

“A mão de obra para essa área com interesse na função no nosso município é difícil, porque muitas vezes o profissional possui a qualificação, mas não se identifica com a área. Essa afirmativa comprova-se com a realização do nosso Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária e cadastro de reserva de profissionais, em Penedo no ano de 2017, na ocasião pois só houve para função de auxiliar da Educação Especial 13 (treze) inscritos, sendo que apenas 6 (seis) se classificaram, visto que os demais não apresentaram documentações exigida pelo processo, dessas apenas 5 continuaram, com uma desistência ”, explicou.

Sobre a problemática, a Coordenadora ainda destaca que ao longo de 2018, foram contratados 27 profissionais, após avaliação de currículo e entrevistas, sendo distribuídos por toda a rede de ensino, conforme solicitado pelas unidades educacionais.

Além disso durante a última reunião entre a equipe técnica e os pais de alunos ficou acordado o prazo pra que essas demandas sejam gradativamente resolvidas, sendo esse a segunda semana de março. Outros temas tratados foram: Transporte escolar, EJA Vespertino, além dos projetos desenvolvidos no âmbito da educação especial. Destaca-se também a baixa frequência dos pais dos alunos, principais interessados na reunião, na qual dos 160 alunos, apenas 50 compareceram.

Projetos

Um dos projetos executados pela Secretaria de Educação na modalidade Educação Especial foi o “Vencendo Barreiras, conquistando meu espaço”, que em 2018 contemplou os alunos do EJA que possuem deficiência, do turno vespertino, e que em 2019 será ampliado abrangendo toda a Educação Especial do município.

O projeto oferece natação e atividades físicas para um melhor desenvolvimento corpóreo, psicológico e social e um atendimento nutricional, pois visa o trabalho do ser como o todo, dispondo para isso de profissionais de educação física e nutricionista. Durante esse ano terá suas modalidades esportivas ampliadas, a exemplo da inserção do futebol de campo nas atividades realizadas.

Outro projeto desenvolvido pela Semed referente à Educação Especial, é o “Olhar digital” que trata da informática na educação especial, que esse ano estará disponível para os alunos da modalidade. Além disso ocorrerá a implantação do CAE- Centro de Atendimento aos alunos da Educação Especial que contará com salas de atendimento psicológico e psicopedagógico, sendo esse mais uma ação em beneficio dos alunos com deficiência, que busca a inclusão social, assim como a melhoria de seu estado de saúde, o que fica explicito por meio de diversos depoimentos de alunos e pais sobre o seu desenvolvimento, após passar a integrar a educação especial no município de Penedo.

A Secretária municipal de Educação Cyntia Alves comentou os avanços na área nos últimos anos, com a realização de inúmeras atividades pedagógicas e esportivas para os alunos da modalidade Educação Especial:

“Nunca se fez tanto pela Educação Especial, além de disponibilizar auxiliares e cuidadores estamos inovando através de acompanhamento pedagógico em horário contrário, como também a participação dessas crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas por meio de projetos, incentivando a inclusão desses alunos.”, destacou.

 

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com