Desempregados, alagoanos cortam gastos e mais de 3,4 mil cancelam plano de saúde

Influenciados pela queda de empregos formais em Alagoas no ano passado, os planos de saúde perderam 3.459 clientes em 2018, recuando de 380.335 usuários em 2017 para 376.876 – uma retração de 0,9%, segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Na contramão da região Nordeste, que registrou o aumento de 82,8 mil novos vínculos nos planos de saúde, Alagoas um dos dois que registraram queda no número de clientes. Com uma retração de 7.054 usuários, o Ceará aparece em primeiro no ranking negativo da região.

Para o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, o processo de recuperação de beneficiários está atrelado ao desenvolvimento econômico e a geração de empregos formais. “Esperamos ter indicadores econômicos positivos, mas se isso não acontecer o setor pode permanecer estagnado por mais um tempo” , alerta.

Em todo o País, os planos de saúde fecharam 2018 com alta de 0,4% no número de clientes, em comparação ao ano anterior. Segundo os dados do IESS, foram firmados no ano passado 200,2 mil novos vínculos, fazendo com que o número de beneficiários saltasse para 47,4 milhões.

A alta foi impulsionada pelo Centro-Oeste, onde foram registrados 111,8 mil novos vínculos ao longo de 2018. Com o avanço de 3,6%, a região passa a atender 3,2 milhões de beneficiários.

Dos novos vínculos, 49,9 mil concentram-se no Distrito Federal, que encerrou dezembro com 917,8 mil pessoas assistidas por planos médico-hospitalares, 5,8% a mais do que no período anterior.

Para Luiz Augusto Carneiro, é provável que o resultado se mantenha positivo mesmo após a revisão periódica que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) costuma realizar. “O que significa que o setor voltou a encerrar um ano com aumento de beneficiários, o que não acontecia desde 2014”, comemora.

gazetaweb

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com