Sociedade Monte Pio dos Artistas de Penedo

No Brasil, a primeira Organização do Monte Pio foi criada na cidade do Rio de Janeiro, por D. João VI, através de Decreto, datado de 23 de setembro de 1795.

 No Nordeste do Brasil, uma das cidades que sempre se destacou por ter uma população solidária e religiosa, foi Penedo (AL), baseado nestes princípios, em 08 de setembro de 1883, foi fundada a SOCIEDADE MONTE PIO DOS ARTISTAS DE PENEDO, sendo que no ano de 1895, era construída sua sede própria, o belo casario da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, nº 72 – Centro. Uma sociedade sem fins lucrativos, cuja atividade fim é o incentivo das práticas artísticas, que visa desenvolver trabalhos socioculturais e recreativos, procurando sempre prestar relevantes serviços à terra do poeta SABINO ROMARIZ (*1873 e +1913), a belíssima cidade de Penedo. Muito embora, a busca e a manutenção de ações pedagógicas, por parte de seus administradores, são sempre muito positivas. Temos como excelente exemplo, a criação do “Centro contra o Analfabetismo”, que funcionou à noite em um Salão de sua sede própria.

    “Penedo não podia ficar alheia a esse movimento inovador. Assim, a 08 de setembro de 1883, Penedo fundou o seu Monte Pio dos Artistas.” – Ernani Otacílio Méro.

Em seu longo período de existência e de tradicionais histórias, consta que em 1889, o príncipe LUIS FILIPE MARIA FERNANDO GASTÃO DE ORLÉANS1 (*28/04/1842 e +28/08/1922), o “Conde D’Eu”, quando em trânsito pelo Penedo, recebeu a Diretoria da SOCIEDADE MONTE PIO DOS ARTISTAS DE PENEDO, tendo na ocasião ofertado a quantia de 100$000 (cem mil réis) para a referida Sociedade (Ata de 27 de agosto de 1889). Como agradecimento, o Príncipe recebeu da Sociedade o título de “Sócio Protetor.”

Sociedade Monte Pio dos Artistas - Penedo/AL (Brasil).

Sociedade Monte Pio dos Artistas – Penedo/AL (Brasil).

 O prédio do Monte Pio dos Artistas de Penedo (AL), não sofreu descaracterizações em seu exterior, embora internamente algumas intervenções tenham sido realizadas. O que curiosamente chama a atenção é a falta de harmonia, proposital, que existe na fachada do prédio, uma vez que os dois corpos laterais à porta, embora com traçado idêntico; um é mais largo com três janelas, enquanto o outro tem apenas duas janelas.

O Monte Pio dos Artistas foi caracterizado como uma instituição de utilidade pública (Lei Municipal nº 1.295/08 e Lei Estadual nº 7.018/09) e procura mantem bons serviços prestados na área cultural de Penedo, tais como:

– Escola de Teoria musical;

– Escola de Instrumento de Corda;

– Corte e Costura;

– Informática que está em formação;

– Além do Boletim Informativo e cultural “O Lutador”.

Uma de suas maiores referências pode afirmar que seja a excelente “Banda de Música Júlio Catarina”, sobre a regência de seus competentes e talentosos maestros, entre eles o Maestro JOÃO BATISTA ROCHA.

.

  LOCALIZAÇÃO:

– Praça Marechal Deodoro da Fonseca, nº 72 – Centro – Penedo/AL (Brasil).

 

 

 

sipealpenedo.wordpress

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com