Confira a lista dos filmes selecionados para o Circuito Penedo de Cinema

O Circuito Penedo de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (3), a lista com 52 filmes em curta-metragem selecionados para as três mostras competitivas que integram o evento. As produções serão exibidas em sessões abertas ao público entre 26 de novembro e 2 de dezembro na cidade ribeirinha de Penedo (AL) e irão concorrer a R$ 41 mil em prêmios.

O processo de seleção teve início no final de julho e avaliou 492 filmes inscritos, número recorde no evento. Do total, 15 produções foram escolhidas para concorrer ao 11º Festival do Cinema Brasileiro e ao 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, enquanto a 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental contará com 22 filmes.

Cada mostra contou com uma curadoria diferente. O diretor Pedro da Rocha, o crítico de cinema e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ricardo Lessa, e o roteirista Tairone Feitosa foram os responsáveis pela seleção dos filmes para a mostra brasileira.

Marcos Sampaio, diretor de políticas culturais da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, Vera Rocha, produtora de cinema, e Ulisses Arthur, diretor de cinema selecionaram os curtas para a mostra universitária. Já os filmes para a mostra ambiental foram escolhidos por Taciana Kramer, engenheira de pesca e professora da Ufal, Guilherme Demetrio, biólogo, e Yanara Galvão, produtora e pesquisadora de cinema.

De acordo com Pedro da Rocha, a curadoria foi criteriosa e avaliou as obras com base na qualidade apresentada. “Vejo o espaço de um festival de cinema para celebração de uma arte. Tem muita gente filmando para defender algumas causas, que são atuais, pertinentes e necessárias, mas isso não deve servir de argumento para que se filme de qualquer maneira. Tivemos a sorte de nos deparar com materiais de qualidade, com esmero, técnica, onde você vê o cinema arte”, pontuou.

A lista dos filmes selecionados conta com produções de cada região do país. O estado com maior número de representantes é o Rio de Janeiro, com nove filmes. Alagoas e São Paulo vêm na sequência, com sete produções, seguidos por Goiás e Minas Gerais, que tiveram quatro filmes selecionados.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é um evento gratuito, realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

tnh1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com