Alagoas é o 4º no país com a maior número de mulheres eleitoras em 2018

Alagoas é o quarto estado do país com o maior número de mulheres entre os eleitores em 2018, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de 2.135.322 pessoas aptas a votar no estado, 1.139.493 são do sexo feminino, o que representa um percentual de 53,36%.

De acordo com os dados, o eleitorado feminino é maioria em todos os estados do país – um total de 52,5% -, no entanto, o índice é ainda maior na Região Nordeste, na qual Pernambuco aparece com 53,6% do eleitorado feminino e, logo em seguida, está Alagoas, com 53,3%.

Ambos os estados nordestinos só ficam atrás do eleitorado feminino do Distrito Federal, com 53,8%, e do Rio de Janeiro, com, 53,7%.

Os dados ainda apontam que a região Norte do país é a que tem o eleitorado mais jovem, já o Sudeste tem os eleitores mais velhos. Em todo o país, a maior parte dos eleitores tem entre 30 e 49 anos – sendo 40,2% do eleitorado.

Alagoas é o quarto do país com o maior número de mulheres votantes

FOTO: Reprodução G1

 

Candidaturas majoritárias

Apesar de a participação das mulheres na hora do voto ser grande em Alagoas, a disputa por cargos majoritários no estado este ano deverá se dar apenas entre homens. A mesma situação se repete em mais sete estados do país: Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia, que não têm nenhuma candidata mulher.

No entanto, este cenário ainda pode mudar, pois os partidos têm até esta quarta-feira (15) para registrar as candidaturas e até o dia 17 para alterar as chapas

gazetaweb

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com