‘Muito bom começo’, diz Trump após encontro privado com Putin

s presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, estão reunidos em Helsinque, na Finlândia, nesta segunda-feira (16). Uma conversa dos dois líderes, que durou mais de uma hora e meia, teve como testemunhas apenas seus intérpretes.

“Foi um começo muito bom”, afirmou Trump, depois do encontro privado.

Seguindo a programação prevista, os presidentes participam de um almoço de trabalho, acompanhados por um grupo, no Salão de Espelhos do Palácio Presidencial.

‘Relação extraordinária’

Antes do início da conversa privada, que começou com mais de 40 minutos de atraso no Salão Gótico, Putin afirmou diante dos jornalistas que é hora de falar sobre as relações entre Rússia e Estados Unidos, além de questões internacionais. Entre os assuntos que serão abordados na reunião, Trump destacou a China e o combate às armas nucleares.

Trump disse esperar conseguir estabelecer uma “relação extraordinária” com o mandatário russo. Para Trump, entender-se bem com a Rússia é “uma boa coisa”. Mais cedo, Trump tinha tuitado uma mensagem em que dizia que os laços com a Rússia “nunca foram piores” e culpou “anos de tolices e estupidez” dos EUA pela má relação. O ministério das relações exteriores russo retuitou a mensagem de Trump com o comentário: “Nós concordamos”.

Pauta de discussões

Além das sempre conturbadas relações entre EUA e Rússia, outros assuntos devem tornar a pauta ainda mais delicada: os países combatem em lados opostos na Síria, a questão da anexação da Crimeia pela Rússia e a crise diplomática provocada pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido este ano.

Trump já afirmou que voltará a questionar Putin sobre a questão das eleições presidenciais americanas em 2016, embora admita que o russo jamais confessaria um possível envolvimento, se fosse o caso. Segundo o Kremlin, o desarmamento nuclear global deve ser o tema-chave da reunião.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com