Inverno começa nesta quinta e tem previsão de chuvas abaixo da média

Alagoas se despede do outono e recebe a estação do inverno nesta quinta-feira (21), a partir das 07h09. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima um inverno com chuvas abaixo da média.

As chuvas que estão previstas para a chamada estação mais fria do ano tendem a ser o oposto do que ocorreu em 2017, período chuvoso considerado acima da normalidade.

O meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Nunes Pinho, explica que o inverno em Alagoas terá chuvas mais distribuídas ao longo dos dias, no entanto é possível que aconteça casos extremos de chuva.

“Em 2017 estávamos sob a influência do La Niña [fenômeno que acarreta um aumento das chuvas na região Nordeste]. Em 2018, não estamos vivenciando este fenômeno. Portanto, podemos esperar um inverno ameno”, destacou o meteorologista.

Vinícius também esclarece que o inverno com pouca chuva é consequência do posicionamento de um sistema de alta pressão no oceano atlântico, denominado de Alta Subtropical do Atlântico Sul, que impede a chegada de frentes frias até a região do Nordeste.

Quanto às temperaturas neste período, a Sala de Alerta da Semarh estima que os termômetros devem marcar entre 22° C e 23° C no período da manhã. À tarde, o tempo seco pode ser predominante e à noite a temperatura cai.

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com