Conferência debate Rio São Francisco hoje em Aracaju

Foto: Trecho do Rio São Francisco em Piranhas logo depois da Barragem de Xingó, mostra que a distância entre as margens não passa de 50 metros.

Acontece hoje em Aracaju um debate sobre a situação do Rio São Francisco e um dos convidados para e vento é o procurador de justiça e ex-prefeito de Traipu, Eduardo Tavares será um palestrantes. O procurador antecipadamente elaborou um texto para imprensa para colocar sua posição com relação a falta de interesse da classe política com relação ao processo de “morte” do Velho Chico. Abaixo reproduzimos o texto.

“Muito se  tem  falado do descaso das autoridades em relação à degradação  do nosso querido Rio São Francisco! Na verdade, os representantes do povo e do Estado agem como se nada tivesse acontecendo com o “Velho Chico”. Vai aí um lembrete aos donos do poder! Olha, o São Francisco está morrendo, será que vocês não se incomodam com isso? Com 550 metros cúbicos de vazão por segundo, rios com o mesmo caudal, situados em várias partes do mundo, foram declarados mortos. O maior exemplo tem sido a morte do Rio Eufrates!
Será que é tão difícil para a classe política colocar na pauta discursiva a senilidade do Rio da Integração Nacional?
Próxima sexta-feira (8) estaremos discutindo a situação do “Opará” em Aracaju, em evento promovido pelo Rotary Club Internacional! Debateremos sobre a escassez das chuvas, sobre a situação difícil dos aquíferos, sobretudo do aquífero de Urucuia, que acumula grande parte da água que ajuda a abastecer vários rios brasileiros, dentre os quais os “Das Velhas”, o “Grande”, o  “Jequitiá”, “Paraopeba” e mais de uma centena de afluentes! Esse aquífero, cujas águas se movimentam no subsolo, também contribui para a perenidade do Rio Tocantins! Esses debates são importantes, mas não sem a participação dos políticos de mandato, sobretudo os do Nordeste, já que para ressuscitar o nosso mais importante curso d’água, serão necessários alguns milhões de reais! Estarei lá, minha gente, e trarei noticias”!

 

meioambienteeturismo.blogsdagazetaweb.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com