Reflexo: Produtores descartam 5 mil litros de leite que se perderam em Alagoas

ais de 1.000 agricultores de várias regiões do estado, que fazem parte do Programa do Leite em Alagoas, estão sendo prejudicados com a greve dos caminhoneiros que bloqueiam, parcialmente, algumas rodovias de Alagoas. Somente nesta quarta-feira (30), cerca de 5 mil litros de leite foram descartados, já que se trata de um produto perecível e com prazo de validade. Como a distribuição não está sendo feita, os reservatórios que comportam o produto estão cheios e por isso precisam ser jogados fora.

Além disso, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) estima que o prejuízo somado até agora chegue a R$ 200 mil.

A CPLA atende 72 associações em todo o estado. O Alto Sertão é a região mais afetada, como os municípios de Piranhas, Inhapi e Canapi.

Segundo o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, alguns desses lugares já não possuem ração e estão perdendo a rentabilidade no rebanho. “A gente não discorda da reivindicação, mas fica preocupado com a logística de captação do leite. Os agricultores são pessoas com renda baixa e vivem disso”.

Ainda de acordo com ele, a falta de combustível no interior está prejudicando ainda mais a captação do leite. “Será mais um dia de leite perdido”, afirmou.

A CPLA realiza junto aos associados a captação do leite dos pequenos agricultores e faz a logística de entrega nos laticínios. Em alguns pontos de interdição, o presidente disse que os manifestantes estão liberando a passagem dos caminhões da cooperativa, após serem informados que o produto será entregue para crianças e idosos.

“Esperamos que a partir de hoje volta a normalizar e Deus queira que não bloqueie novamente, como aconteceu na semana passada. Estamos unindo forças para diminuir os prejuízos, mas é importante que os manifestantes se sensibilizem”, concluiu.

A CPLA reduziu a dinâmica da coleta de leite devido à paralisação. As coletas estão sendo feitas apenas nas regiões próximas ao município de Batalha, por meio de estradas vicinais. Outras regiões atendidas pela cooperativa estão paralisadas.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com