PGR denuncia Arthur Lira por peculato e lavagem de dinheiro

O líder do PP na Câmara, deputado Arthur Lira (AL), foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de peculato e lavagem de dinheiro.

O caso se refere a um período em que o parlamentar era deputado estadual em Alagoas e exerceu cargo de direção na mesa diretora da Assembleia Legislativa daquele Estado.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou a denúncia à ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, como a Corte restringiu o alcance do foro privilegiado para crimes cometidos durante e em razão da função no Congresso Nacional, a relatora deve remetê-lo à primeira instância.

As investigações apontaram que Lira participou de um esquema em que deputados estaduais se apropriavam de cheques emitidos em nome de servidores comissionados laranjas e realizavam falsos empréstimos bancários quitados com as verbas dos gabientes.

O deputado não foi denunciado por organização criminosa pois o crime, que ocorreu entre 2001 e 2007, já está prescrito, apontou Dodge.

Em relação aos outros dois crimes, Dodge afirmou: “O denunciado tinha consciência da ilicitude e dele se exigia conduta diversa, com muito mais rigor, inclusive, diante da natureza e relevância do cargo público ocupado.”

arapiraca.7segundos

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com