Ministério da Saúde mantém IOFAL no programa de tratamento do glaucoma

Portaria do Ministério da Saúde, na última sexta-feira, traz a relação das clínicas que estão habilitadas pelo governo federal para participar do programa de tratamento de glaucoma “no âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica”.

O tema é atualíssimo, principalmente porque, como sói acontecer, o maior prejudicado está sendo o cidadão comum, que precisa do atendimento do Estado (nos três níveis).

Eis que na tal relação constam todas as clínicas acusadas de cometer irregularidades no programa, em auditoria do próprio Ministério da Saúde, publicada em 2011, e que levou à redução drástica do repasse da União aqui em Alagoas – particularmente em Maceió.

O destaque: o IOFAL, de André Born, alvo da Operação Hoder, no ano passado, que chegou a ser preso em Goiás aparece na relação, mesmo tendo sido apontada como o principal nome da auditoria do MS.

Três unidades da clínica – do ex-subsecretário de Maceió (de 2011 a 2012) – continuam participando normalmente no programa na capital, em Arapiraca e em Penedo.

Fato concreto e objetivo: o Ministério da Saúde, em razão das investigações, reduziu de R$ 1,3 milhão para R$ 237 mil os recursos repassados para Maceió (o corte envolveu todo o estado) destinados ao programa.

A questão está sendo resolvida na capital (12 mil pacientes), mas os demais municípios ainda vão esperar por uma decisão da Justiça (mais 15 mil pacientes).

O advogado do IOFAL, Fernando Falcão, explicou ao blog porque tudo continua como se (quase) nada tivesse acontecido:

– A auditoria não comprovou as irregularidades apontadas. O que há são divergências quanto ao tratamento do glaucoma – aquilo que era praticado por todas as clínicas e o que Ministério da Saúde preconiza.

Quanto ao inquérito da PF (Operação Hoder), este ainda não foi concluído.

Ou seja: até agora, a prejuízo ficou com a população (des) assistida.

blog.tnh1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com