ustiça determina que candidatos do concurso da PM refaçam aferição de altura

A juíza Silvana Lessa Omena determinou nesta segunda-feira (19) que cerca de 200 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar refaçam a aferição da altura após suspeita de fraudes. O mandado de segurança foi impetrado por 45 candidatos que apresentaram provas mostrando que pessoas com altura menor exigida no edital tinham sido aprovadas.

De acordo com o advogado Pedro Accioly, representante do grupo que ingressou com a ação, ele apresentaram imagens de conversas em uma rede social, onde mostra que candidatos com altura menor que a exigida pelo certame foram aprovados durante os exames clínicos.

Ainda segundo o advogado, a suspeita é de que pelo menos 200 candidatos não possuam a altura mínima exigida no edital, que seria de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres.

“Impetramos o mandado de segurança com o pedido liminar e a juíza defendeu, ordenando que todos, sem exceção, devam passar novamente pela medição de altura durante o teste físico”, afirmou o advogado.

Em sua decisão, a magistrada determina que o Comando da Polícia Militar providencie a realização da nova aferição, destacando que o candidato que não atingir a altura mínima, será desclassificado.

“Concedo parcialmente a liminar pleiteada, no sentido de determinar que o Comandante da Policia Militar providencie a aferição da altura de todos os candidatos que realizarem o teste de aptidão física a partir do dia 19/02/2018, fazendo constar no relatório do exame o responsável pela aplicação do teste e aferição da altura, com fins de evitar qualquer argumentação no sentido de que candidatos abaixo da altura exigida não estão sendo desclassificados, o que obviamente macularia a lisura do certame”, diz trecho da decisão.

FOTO: Reprodução

 

De acordo com o documento, os candidatos que ingressaram com a ação, terão um prazo de 5 dias para apresentarem a documentação necessária para a realização do teste, assim como, o Comando da Polícia Militar tem um prazo de 10 dias para realizar todo o procedimento.

A terceira etapa do concurso, o teste de aptidão física, teve início nesta segunda (19). Até a próxima quinta-feira (22) serão realizados os testes anaeróbicos, enquanto que a corrida está marcada para a próxima segunda-feira (26).

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com