201711271746_3ccb328fc6

Nível do Rio São Francisco aumenta 8 metros e causa prejuízos

O nível do Rio São Francisco, em Piranhas, aumentou oito metros durante o fim de semana. A inundação da orla fluvial foi provocada pelo aumento da vazão da Hidrelétrica de Xingó.

A elevação provocou estragos nas residências e estabelecimentos comerciais próximos ao rio. Moradores, comerciantes e turistas de Piranhas foram surpreendidos. Com a elevação, embarcações de pescadores chegaram a afundar e foi registrada a morte de peixes.

“Foi tudo muito rápido, quando a gente soube que o rio tinha subido, já não encontramos mais o barco que era o nosso ganha-pão. Donos de alguns dos bares estavam preocupados, sem saber o que fazer. O rio levou mesas, cadeiras, estragou geladeira, tudo que tinha na cozinha. E enquanto começaram a limpeza, iam tirando os peixes mortos”, lamentou o pescador José Francisco dos Santos.

Os moradores afirmaram que não houve nenhum aviso sobre o aumento da vazão do Rio São Francisco.

A Chesf confirmou a abertura das comportas no final da última sexta-feira (5), para cumprir determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, conhecido pela sigla ONS, e declarou que não houve tempo hábil para avisar a população do município de Piranhas, localizada logo depois da hidrelétrica.

Além dos prejuízos em Piranhas, que acabaram levando os turistas a deixarem o local antes do previsto, também foram relatados prejuízos na margem sergipana do rio. No final do dia, no entanto, o São Francisco já havia voltado para o leito.

De acordo com o Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco (CBHSF), a vazão do rio aumentou de 550 metros cúbicos por segundo para mil metros cúbicos. A entidade irá encaminhar documento pedindo explicações à Chesf.

A Companhia emitiu uma nota justificando o aumento repentino da vazão foi necessário para suprir uma deficiência na geração de energia eólica. “A Chesf informa que no dia 05/01/2018, em virtude do deficit de geração eólica, não previsto, e da elevação da demanda na região Nordeste, foi necessária a elevação da geração das usinas operadas pela empresa no rio São Francisco, para patamares superiores ao programado”.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com