Mudança na emissão da amarelinha não altera data de pagamento, afirma Detran

As mudanças no envio da guia de licenciamento do veículo (amarelinha) pelo Detran de Alagoas não alteraram a data de pagamento do documento, como muitos motoristas vem sendo informados pelas redes sociais.

A partir deste ano, em vez de receber a guia em casa, o proprietário do veículo deve emitir a amarelinha pela internet, neste link aqui. Mas essa foi a única mudança. A data de pagamento segue o calendário do emplacamento, conforme a placa de cada carro. Confira abaixo.

Final da placa                      Prazo

1 e 2                                      28/02/2018

3 e 4                                      29/03/2018

5 e 6                                      30/04/2018

7 e 8                                      30/05/2018

9 e 0                                      29/06/2018

Em que casos o vencimento fica para dia 31 de janeiro?

O que vem deixando muita gente confusa é que, ao emitir a guia pela internet agora em janeiro, o proprietário percebe que a data de pagamento é dia 31, esta quarta. Segundo o Detran informou ao TNH1, só paga nessa data quem quiser antecipar o valor da amarelinha. Diferente do IPVA, não há desconto para a antecipação.

Quem prefere pagar amarelinha e IPVA posteriormente, faz a emissão em uma data mais próxima da determinada no calendário.

“Se o usuário entrar no sistema para emitir a guia, o sistema entende que ele quer antecipar o pagamento, e o vencimento fica para o final daquele mês. Se ele emitir em fevereiro, por exemplo, o pagamento vai ficar para 28 de fevereiro”, explicou o órgão, por meio da assessoria de imprensa.

tnh1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com