Durante festa do Bom Jesus o tradicional peixamento devolve espécies nativas ao Velho Chico

A parceria entre Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf e Prefeitura Municipal de Penedo possibilitaram durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, a realização de mais um peixamento, onde várias espécies nativas do Rio São Francisco, foram introduzidas nas águas objetivando o repovoamento e continuidade do trabalho artesanal dos pescadores que tiram do Rio, o sustento de suas famílias.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Manoel Messias Lima, espécies nativas como o Pirá, peixe que há muito tempo não era pescado no Baixo São Francisco, puderam ser reintroduzidas nas águas do Rio da integração nacional. Messias ressaltou a importância do peixamento que acontece todos os anos durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes, enfatizando que o repovoamento do Rio é de extrema importância pra a promoção da sustentabilidade.

Já o Superintendente Regional da Codevasf, Antonio Nelson Azevedo, lembrou que os milhares de alevinos despejados no Rio São Francisco são fruto do trabalho desenvolvido pelo Ceraqua, unidade da Codevasf com sede em Porto Real do Colégio. Antonio Nelson destacou que a parceria da Codevasf com a Prefeitura é de fundamental importância, sendo o peixamento já considerado parte integrante da programação da festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Diferente dos anos anteriores, o peixamento em 2018 aconteceu no período vespertino, saindo a balsa com o caminhão que transportou os alevinos por volta das 13 horas, tendo como primeiro ponto de introdução das espécies na água em frente a orla do Bairro Santo Antonio, seguindo posteriormente para a prainha de água doce, finalizando em frente a rampa de embarque nas balsas, onde dezenas de crianças puderam participar da ação, soltando os peixes maiores nas águas do Velho Chico.

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com