2f4f8e3dd46de104a5ee451ad6fce144

Presidente do TJ/AL discute criação do Memorial do Poder Judiciário de Alagoas

A criação do Memorial do Poder Judiciário de Alagoas foi discutida, nesta segunda-feira (13), em reunião na Presidência do Tribunal de Justiça (TJ/AL). A ideia é que o Memorial funcione no prédio histórico do TJ/AL, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, e reúna objetos e documentos pertencentes ao acervo da Justiça estadual.

“A Presidência está abraçando esse projeto e esperamos concretizá-lo até o final da gestão, em 2018”, disse o desembargador Otávio Praxedes, que já definiu a comissão responsável por acompanhar os trabalhos de instalação do Memorial.

A comissão será presidida pelo juiz Claudemiro Avelino de Souza, da 2ª Vara de Penedo. O magistrado, há seis anos, vem realizando pesquisas sobre a história do Judiciário alagoano. “Consegui formar esse quebra-cabeça da historiografia de Alagoas no que tange ao Poder Judiciário. O Memorial representa um sonho antigo de termos um espaço para retratarmos e resgatarmos a memória da nossa Justiça”, destacou o juiz, que além de Direito tem formação em História.

Ainda segundo o magistrado, o espaço vai democratizar o acervo da Justiça com pesquisadores, estudantes e operadores do Direito. Claudemiro de Souza disse também que será elaborado um livro tratando sobre o Judiciário estadual. “A obra será um trabalho entre Tribunal de Justiça, Escola da Magistratura e Associação Alagoana de Magistrados. Esperamos lançar o livro em maio do ano que vem durante encontro de juízes em Maceió”.

A comissão é formada ainda pelo juiz Orlando Rocha Filho, da 6ª Vara Cível da Capital; Jorge Torres e Cláudia Lisboa, do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ/AL; José Baptista, diretor de Tecnologia da Informação; Maikel Marques, diretor de Comunicação do Tribunal, e Ednilda Lessa, secretária especial da Presidência.

Parte da comissão esteve reunida nesta segunda-feira (13) com o presidente Otávio Praxedes. Foto: Caio Loureiro.

Diego Silveira – Dicom TJ/AL

tjal.jus

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com